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Nissan Kicks para PCD sairá por R$ 76,5 mil com desconto
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Nissan Kicks para PCD sairá por R$ 76,5 mil com desconto

Preço do SUV da Nissan fica R$ 13.890 menor que versão de entrada. Contudo, configuração não leva faróis de LED nem sistema de som.

Redação

09 de mar, 2021 · 5 minutos de leitura.

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Novo Nissan Kicks 2022
Teste: novo Nissan Kicks muda de cara, mas mantém motor 1.6 flex
Crédito:Pedro Danthas/Jornal do Carro/Estadão

Quando lançou a linha 2022 do Kicks no Brasil, em fevereiro, a Nissan informou que manteria a oferta da versão “para PCD” de seu SUV compacto renovado. A pergunta que não foi respondida diz respeito ao preço, já que a tabela vai de R$ 90.390 (versão Sense) a R$ 119.890, para a Exclusive com câmbio CVT e Pack Tech (foto à direita).

Segundo fontes do mercado, a nova opção deverá manter o nome de Active CVT e ter preço sugerido de R$ 84.990. Mas, como a Nissan vai oferecer um desconto especial de 10% para o público PCD, na prática o modelo vai sair por R$ 76.491.

Além disso, de acordo com as mesmas fontes, o cliente poderá pagá-lo de forma parcelada por meio do Credi Nissan. Trata-se do braço financeiro da empresa, que atua em 36 países.

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Lista de equipamentos

De série, o Kicks Active CVT 2022 vai ter vidros das janelas e travas com acionamento elétrico, ar-condicionado com ajuste manual, volante com ajuste de altura e profundidade e direção com assistência elétrica. A chave será do tipo canivete, as maçanetas serão pretas e as rodas de aço de 16 polegadas terão calotas de plástico.

Os principais destaques estão relacionados à segurança. O modelo virá com controles eletrônicos de tração e estabilidade, controle automático de velocidade de cruzeiro, bem como assistente de partida em rampa e seis air bags.


Nissan Kicks 2022
Embora carregue alguns itens de segurança, o Kicks para PCD não possui faróis de LED nem sistema de som Nissan/Divulgação

Portanto, como é de praxe para reduzir custos, o SUV da Nissan destinado a PCDs terá acabamento mais simples que os demais, assim como menos equipamentos. Não trará, por exemplo, sistema de som e nem deve vir com assinatura de LEDs nos faróis. Também não há sequer tampa interna sobre o compartimento de bagagem. Esses itens estão disponíveis em todas as outras versões.

Procurada pela reportagem, a empresa não confirma essas informações. Contudo, apenas reitera que a linha 2022 do SUV compacto, que é produzida em Resende (RJ), terá uma versão focada no público PCD.


Do México para o Brasil

Nissan Kicks foi o veículo oficial das Olimpíadas Rio 2016
O Kicks vinha do México para o Brasil. Posteriormente, a Nissan passou a fabricar o SUV no RJ Nissan/Divulgação

Estreia no Brasil

O Nissan Kicks estreou mundialmente em 2016 no Brasil, durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Inicialmente, o SUV compacto vinha do México.

Um ano depois, o empresa nacionalizou o modelo e, ao passar a ser feito na fábrica da Nissan na região sul fluminense, teve a lista de opções ampliada. Dessa forma, a marca lançou o Kicks PCD. A versão que garantia direito a isenções fiscais impulsionou as vendas do utilitário compacto.


Desde que foi lançado no Brasil, há cinco anos, o Kicks emplacou quase 190 mil unidades. Desse total, 22,4 mil vieram do México. Nos dois primeiros meses de 2021, o Nissan foi o 16º carro mais emplacado do Brasil. No ranking de SUVs, ocupa a oitava posição, com 6.320 vendas em janeiro e fevereiro. Os dados são da Fenabrave.



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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.