Você está lendo...
Embraer revela testes de seu ‘carro voador’ elétrico desenvolvido no Brasil
Notícias

Embraer revela testes de seu ‘carro voador’ elétrico desenvolvido no Brasil

Primeiro eVTOL (veículo elétrico de pouso e decolagem vertical) da Embraer promete ser autônomo e atuar como uma alternativa mais popular do que os helicópteros

Emily Nery, para o Jornal do Carro

25 de mar, 2021 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Primeiro "táxi-aéreo" da Embraer voa no interior de São Paulo
Primeiro "táxi-aéreo" da Embraer voa no interior de São Paulo
Crédito:Reprodução/Youtube Embraer

Já te contamos sobre os projetos de carros voadores da Hyundai, da XPeng e também da GM. Porém, um dos precursores deste futurístico segmento é brasileiro: a Embraer mostrou testes em seu primeiro “carro voador”. Assim, o “drone gigante” brasileiro alçou voo pela primeira vez em Gavião Peixoto (SP), sede da empresa.

Por trás do desenvolvimento do protótipo está a Eve Urban Air Mobility Solutions, divisão voltada para mobilidade urbana da EmbraerX, que é o braço de pesquisa e inovação da empresa aeronáutica.

O projeto segue o mesmo conceito de carro voador adotado por empresas e montadoras estrangeiras, de eVTOL. Sua sigla indica um veículo elétrico que consegue pousar e decolar verticalmente.

Publicidade


Primeiro "táxi-aéreo" da Embraer voa no interior de São Paulo
Reprodução/Youtube Embraer

Desse modo, ele possui dez hélices movidas por motores elétricos. Além disso, a versão de produção poderá ganhar dois rotores para melhorar sua performance em voos de cruzeiro. Nesta primeira viagem, a aeronave não comportou passageiros e voou sob controle remoto.

Atualmente, a Eve está testando softwares que fazem a interface entre o carro voador e o piloto. A princípio, o modelo terá um piloto no comando.


Aeronave será autônoma

Contudo, o objetivo para um segundo momento é que ele seja um meio de transporte totalmente autônomo. A ideia, portanto, é de que o modelo possa trabalhar como um carro de aplicativo, no qual basta o cliente pedir pelo smartphone que dentro de minutos o veículo o buscará.

Projeção de táxi-aéreo da Embraer
Reprodução/Youtube Embraer

A intenção é buscar uma alternativa mais barata aos helicópteros e repensar o conceito de tráfego aéreo urbano. Conforme o Jornal do Carro antecipou, algumas empresas estão investindo fortemente nesta área.


Se você achou o eVTOL muito parecido com o “táxi-aéreo” apresentado pela Uber, há uma explicação por trás. Em 2017, o antigo braço de mobilidade da empresa, o Uber Elevate, formou uma parceria com a EmbraerX para desenvolverem carros voadores elétricos. Posteriormente, durante o evento Uber Elevate Summit, a empresa brasileira revelou um desenho com o conceito da aeronave.

Todavia, a Uber vendeu sua divisão para a startup Joby Aviation e, como parte do plano, a gigante de mobilidade investirá mais de US$ 75 milhões na empresa de aviação. Por sua vez, a Joby não informou como lidará com os outros parceiros da Uber Elevate.

Veja o vídeo do carro voador da Embraer:




Deixe sua opinião