Você está lendo...
CES 2021: novo Chevrolet Bolt, van elétrica da GM, carro voador da Cadillac e o futuro do setor
Mercado

CES 2021: novo Chevrolet Bolt, van elétrica da GM, carro voador da Cadillac e o futuro do setor

Segundo dia de evento traz as principais novidades da GM, que vai além da ofensiva de elétricos e apresenta até carro voador

Emily Nery, para o Jornal do Carro

12 de jan, 2021 · 9 minutos de leitura.

Publicidade

Carro voador da Cadillac
Carro voador da Cadillac
Crédito:Reprodução/engadget/GM

Devido a pandemia, a CES 2021, maior feira de tecnologia do mundo, ocorre entre os dias 11 e 14 de janeiro no formato online. Igualmente presente, o setor automotivo apresenta o que há de mais inédito sobre as rodas, ora para atender o consumidor, ora para diminuir seu impacto no meio ambiente. Veja um resumo do que montadoras, como a GM, prenunciam para o futuro da indústria:

GM Chevrolet Bolt

A GM anunciou que seu primeiro carro elétrico, o Bolt, ganhará duas versões, das quais serão apresentadas no dia 22 de fevereiro. O modelo inaugura a nova fase da GM, com enfoque para automóveis de zero emissão. Além disso, o Super Cruise, próxima tecnologia de assistência ao motorista, estreará na gama da GM pelo Bolt. Confira o preço chevrolet bolt.

GM Chevrolet Bolt EUV
Reprodução/Youtube/Chevrolet

Publicidade


Mais especificamente, os modelos se tratam do Bolt chevrolet EUV, o SUV do elétrico, e uma nova atualização do veículo convencional. Vale lembrar que o utilitário esportivo divide a plataforma e o design com o chinês Buick Velite 7.

Por uma imagem divulgada em agosto de 2020, podemos ver que ele traz um design mais moderno e esportivo, bem como novos assentos e um novo cockpit. Embora os veículos sejam os primeiros da Chevrolet a adotar o Super Cruiser, a GM não os produzirá na novíssima plataforma para veículos elétricos Ultium.

Painel Chevrolet Bolt
Novo painel de instrumentos digital do Bolt Divulgação/Chevrolet

Dentre os novos recursos do software, o mais esperado é o que permite a direção sem o uso das mãos. Sem grandes detalhes, sabemos que ele usará sensores a laser do LiDAR, radares e sistemas de monitoramento e mapeamento.

Van elétrica e lançamento da BrightDrop

A montadora expandiu sua guinada de elétricos também para as vans. O EV600 será o primeiro veículo da nova divisão de utilitários comerciais elétricos, a BrightDrop. Equipado com a bateria Ultium, o modelo terá autonomia de até 400 km com carga total e terá capacidade de carga de até 16,9 metros cúbicos.

Van elétrica da GM
A produção começará no final deste ano, contudo, com as primeiras unidades destinadas a Fedex Divulgação/GM

Dentre os recursos de segurança, ele adotará frenagem cruzada traseira, monitoramento de ponto cego, frenagem automática de ré e visão HD surround. Assim também, incluem-se o alerta de pedestre traseiro e frenagem Automática de Emergência Aprimorada.

Fontes ligadas ao projeto afirmam que o concorrente da Ford e-Transit dividirá sua arquitetura modular com o Hummer EV e uma série de caminhões e SUVs que chegarão futuramente.

Pallet elétrico

Impulsionada pelo aumento de entregas por consequência da pandemia, a BrightDrop lançará um pallet elétrico para ajudar com transportes a curtas distâncias. Gerenciado remotamente, o EP1 se assemelha com um pequeno armário, no qual suporta até 90 kg e tem aproximadamente 651 litros de capacidade.


Pallet da GM
Como resultado da pandemia, número de entregas cresceu massivamente. Então, GM encontrou uma nicho a ser investido Divulgação/GM

Segundo a GM, ele estará disponível no início deste ano para ajudar a reduzir o contato com o objeto, bem como os custos e o rico de exposição do entregador.

Realidade aumentada

Em formato online, a GM disponibiliza alguns veículos para exibição. Apontando a câmera do celular para o QR Code na tela do site, é possível visualizar o veículo no seu ambiente por meio da realidade aumentada.


Dessa forma, dá para ter um gostinho de como é ver o Hummer EV, e os outros três futuros lançamentos da Cadillac de perto.

Cadillac

A marca de luxo da General Motors trouxe nada menos que três veículos para a exposição virtual. Dois ainda se tratam de protótipos – um deles é uma unidade de transporte autônoma, enquanto o outro é um carro voador.

GM Cadillac-Personal-Autonomous-Vehicle
Embora veículo tenha sido apresentado como da marca Cruise, patente ficou sob a Cadillac Reprodução/GM Authority/GM

O Cadillac PAV (em tradução veículo autônomo pessoal), nada mais é do que a designação do Cruise Origin. Ele é uma espécie de limusine mais compacta e sem motorista, à la carros de filmes futuristas. Ele possui sistema de inteligência artificial integrada e seu habitáculo mais se parece com uma luxuosa sala de estar.

GM Cadillac-Personal-Autonomous-Vehicle
Similarmente a uma sala de estar, cabine deverá abrigar uma longa poltrona e uma mesa Reprodução/GM Authority/GM

Ainda sem maiores informações sobre performance ou data de estreia, o modelo concorrerá com a Uber e a Lyft no mercado de transporte por veículos autônomos.


Carro voador

Um drone gigante. De fato, é com isso que se parece o conceito de veículo voador da Cadillac. Marcando a entrada da General Motors na categoria de transportes / carros voadores, a nave VTOL tem bateria de 90kW e pode viajar a até 90 km/h.

Carro voador da Cadillac
A fim de competir com a Uber, carro voador servirá como táxi aéreo Reprodução/engadget/GM

É provável que ele seja autônomo, se levarmos em consideração o fato da capacidade de transporte de apenas uma pessoa. E cá entre nós, não é todo mundo por aí que sabe dirigir uma aeronave.


SUV Lyriq

Mais próximo de nossa realidade está o SUV de luxo Lyriq. Ele será o primeiro da GM que utilizará a bateria Ultium de 100kW. Como resultado, o utilitário poderá rodar até cerca de 482 km sem necessitar de carregamento.

GM Cadillac Lyriq
Divulgação/Cadillac

Ele virá equipado com o software de assistências ao motorista Super Cruise e terá um enorme painel de instrumentos digital (que funcionará também como sistema de infotainment) de nada menos que 33 polegadas. Contudo, o veículo só deverá chegar às concessionárias na primeira metade de 2022.


Interior Cadillac Lyriq
Divulgação/Cadillac

Além disso, durante o evento, a montadora soltou um teaser de outro SUV que vem por aí, o Celestiq. Com várias características herdadas do Lyriq, como o enorme display, por exemplo, o modelo adota vidro inteligente no teto que viabiliza a entrada de luz solar.

Veja o teaser do Celestiq:


Reportagem em atualização, mais informações em instantes



Deixe sua opinião