Você está lendo...
Xpeng, a “Tesla chinesa”, irá lançar carro voador em 2022
Notícias

Xpeng, a “Tesla chinesa”, irá lançar carro voador em 2022

Protótipo apresentado no Salão de Pequim em 2020 e começará a tests-drives no final de 2021. Projeto da Xpeng tem investimento da gigante de vendas on-line Alibaba

07 de jan, 2021 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Carro voador da Xpeng será lançado em 2022
Carro voador da Xpeng será lançado em 2022
Crédito:Divulgação/Xpeng

A Xpeng Motors, fabricante ocidentalmente conhecida como “Tesla chinesa”, anunciou que irá preparar um carro voador para 2022. A novidade revolucionária faz parte do investimento da montadora junto com o Alibaba, gigante no ramo de vendas on-line na China.

Em setembro de 2020, no Salão de Pequim, a startup de veículos elétricos mostrou o primeiro de uma série de carros voadores que estão em desenvolvimento. No entanto, os test-drives começarão somente no final deste ano. À princípio, nas previsões mais otimistas, as vendas começarão em 2022 em território chinês.

Assim como o protótipo de veículo voador da Hyundai e da Uber, o modelo da Xpeng em nada lembra um carro. Ele mais se parece com um pequeno helicóptero, ou um drone gigante. A unidade é composta por oito hélices e uma estrutura em forma de cápsula, na qual consegue transportar até duas pessoas.

Publicidade


Carro voador da Xpeng será lançado em 2022
Decerto, o protótipo se assemelha a um drone gigante Divulgação/Xpeng

Assim como o protótipo voador da Hyundai Elevate o modelo da Xpeng em nada lembra um carro. Ele mais se parece com um pequeno helicóptero, ou um drone gigante.. A unidade é composta por oito hélices e uma estrutura em forma de cápsula, na qual consegue transportar até duas pessoas.

O veículo consegue voar a até 25 metros do solo e pode estacionar verticalmente. Além disso, ele vem equipado com piloto automático.


Para a CNBC, Brian Gu, presidente da Xpeng, afirmou: “Esta é uma exploração de pesquisa e desenvolvimento de longo alcance para que realmente pensemos sobre a mobilidade em um contexto maior”.

Todavia, os veículos só poderão circular assim que houver aprovação do governo para a atividade, algo que por enquanto não aconteceu.


Xpeng vs Tesla

Embora a Xpeng seja uma das startups expoentes no desenvolvimento de tecnologias para veículos elétricos e autônomos, este segmento está se tornando bastante disputado na China.

Para agravar a disputa, a Tesla entrou efetivamente no mercado chinês em 2020 e chegou a vender mais de 20 mil unidades do Model 3 por mês, número alto para o segmento de elétricos. Para 2021, ela começará a entregar uma versão mais simples do Model Y nacional, cujo valor ficará abaixo de seus competidores.

O embate entre as duas empresas, contudo, vai além das vendas no País. Similarmente ao Autopilot, software de recursos semiautônomos da Tesla, a Xpeng anunciou recentemente que utilizará sensores LiDar em seus carros autônomos. Basicamente, é um radar a laser que consegue detectar movimentos por meio de luz refletida.


Em resposta ao anúncio, Elon Musk debochou da estratégia da startup e afirmou em rede social que “eles te uma velha versão do nosso software”. O empresário já havia anunciado durante evento da Tesla que a tecnologia era uma “maldição” e se tratava de “sensores caros e desnecessários”

uber
Protótipo de táxi aéreo da Uber chegou a ser apresentado ao público. No entanto, a startup vendeu a divisão responsável pelo seu desenvolvimento Steve Marcus/Reuters

Uber irá vender sua divisão de táxis aéreos

Há pouco tempo, uma reportagem norte-americana informou que a Uber irá vender sua divisão de táxis aéreos, a Uber Elevate. Vale lembrar que o projeto contava com a parceria da Hyundai e pretendia lançar a frota em até 2023.


A Hyundai, por sua vez, segue desenvolvendo protótipos aéreos. Recentemente adquiriu a Boston Dynamics, empresa de soluções tecnológicas, que ficou famosa por ter apresentado um cachorro-robô.



Hyundai Creta Action
Oferta exclusiva

Hyundai Creta Action

Deixe sua opinião