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Veículos com final 2 na placa precisam ser licenciados até o final de maio
Legislação

Veículos com final 2 na placa precisam ser licenciados até o final de maio

Até 31 de maio, veículos cujo final da placa termine em 2 deverão ser licenciados. Desde abril, modelos com pendência de recall não podem renovar o CRLV

Emily Nery, para o Jornal do Carro

04 de mai, 2021 · 4 minutos de leitura.

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Licenciamento 2021 SP
Licenciamento 2021 SP
Crédito:

Proprietários de veículos de passageiros, ônibus reboque ou semireboqeu que rodem no estado de São Paulo cuja placa termine no número 2 tem até o dia 31 de maio, segunda-feira para licenciá-lo. De acordo com o Detran.SP, o processo pode ser feito de forma 100% digital. Veja a seguir passo a passo:

Para licenciar o veículo, o proprietário precisa informar o número do Renavam. Se for necessário, junto a taxa de licenciamento, ele precisará quitar possíveis débitos do modelo, como IPVA e multas.

Desse modo, o pagamento ocorre via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico dos bancos conveniados (Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú, Caixa Econômica Federal). Assim como os pontos listados acima, as lotéricas se incluem como locais de pagamento.

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recalls veiculos
De acordo com a nova lei de trânsito, quem não levar o carro para realizar o recall, não poderá licenciá-lo Joe Skipper/REUTERS

Não comparecimento ao recall impede o licenciamento

Vale lembrar que, caso o veículo tenha sido chamado para realização de um recall e não tenha comparecido, ele não poderá ser licenciado. Desde o dia 12 de abril deste ano, o comparecimento ao recall se tornou fator obrigatório para licenciar ou transferir um automóvel. Saiba mais aqui.

Quanto custa?

Em 2021, o valor da taxa para licenciar veículos usados é de R$ 98,91, independentemente do calendário de vencimento. É importante reforçar que em neste ano não há cobrança de taxa do seguro DPVAT.


Se não houver pendências, um dia após quitar a taxa, o CRLV ficará disponível para download e impressão. Basta o cliente acessar o item ‘Licenciamento Digital’ nos sites do Poupatempo, Detran.SP e Denatran, bem como nos aplicativos Poupatempo Digital, Detran.SP e Carteira Digital de Trânsito – CDT. O motorista poderá salvar o documento no próprio celular ou imprimir em papel sulfite comum (A4-branca).

CRLV digital
CRLV digital

O que acontece se perder o prazo?

De acordo com a Código de Trânsito Brasileiro, não existe tolerância para dirigir com o licenciamento em atraso. O ato, aliás, é considerado uma infração gravíssima. Assim, o motorista pode receber uma multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira.


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Testes de colisão validam a segurança de um carro; entenda como são feitos

Saiba quais são os critérios utilizados para considerar um automóvel totalmente seguro ou não

03 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Na hora de comprar um carro zero-quilômetro, muitos itens são levados em conta pelo consumidor: preço, complexidade de equipamentos, consumo, potência e conforto. Mas o ponto mais importante que deve ser considerado é a segurança. E só há uma maneira de verificar isso: os testes de colisão.

A principal organização que realiza esse tipo de avaliação com os automóveis vendidos na América Latina é a Latin NCAP, que executa batidas frontal, lateral e lateral em poste, assim como impactos traseiro e no pescoço dos ocupantes. Há também a preocupação com os pedestres e usuários vulneráveis às vias, ou seja, pedestres, motociclistas e ciclistas.

“Os testes de colisão são absolutamente relevantes, porque muitas vezes são a única forma de comprovar se o veículo tem alguma falha e se os sistemas de segurança instalados são efetivos para oferecer boa proteção”, afirma Alejandro Furas, secretário-geral da Latin NCAP.

As fabricantes também costumam fazer testes internos para homologar um carro, mas com métodos que divergem do que pensa a organização. Furas destaca as provas virtuais apresentadas por algumas marcas.

“Sabemos que as montadoras têm muita simulação digital, e isso é bom para desenvolver um carro, mas o teste de colisão não somente avalia o desenho do veículo, como também a produção. Muitas vezes o carro possui bom design e boa engenharia, mas no processo de produção ele passa por mudanças que não coincidem com o desenho original”, explica. 

Além das batidas, há os testes de dispositivos de segurança ativa: controle eletrônico de estabilidade, frenagem autônoma de emergência, limitador de velocidade, detecção de pontos cegos e assistência de faixas. 

O resultado final é avaliado pelos especialistas que realizaram os testes. A nota é dada em estrelas, que vão de zero a cinco. Recentemente, por exemplo, o Citroën C3 obteve nota zero, enquanto o Volkswagen T-Cross ficou com a classificação máxima de cinco estrelas.

O que o carro precisa ter para ser seguro?

Segundo a Latin NCAP, para receber cinco estrelas, o veículo deve ter cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça em todos os assentos e, no mínimo, dois airbags frontais, dois laterais ao corpo e dois laterais de cabeça e de proteção para o pedestre. 

“O carro também precisa ter controle eletrônico de estabilidade, ancoragens para cadeirinhas de crianças, limitador de velocidade, detecção de ponto cego e frenagem autônoma de emergência em todas as suas modalidades”, revela Furas.

Os testes na América Latina são feitos à custa da própria Latin NCAP. O dinheiro vem principalmente da Fundação Towards Zero Foundation, da Fundação FIA, da Global NCAP e da Filantropias Bloomberg. Segundo o secretário-geral da entidade, em algumas ocasiões as montadoras cedem o veículo para testes e se encarregam das despesas. Nesses casos, o critério utilizado é o mesmo.

“Na Europa as fabricantes cedem os carros sempre que lançam um veículo”, diz Furas. “Não existe nenhuma lei que as obrigue a isso, mas é como um compromisso, um entendimento do mercado. Gostaríamos de ter esse nível aqui na América Latina, mas infelizmente isso ainda não ocorre.”