Você está lendo...
Baidu lança na China o Apollo Go Robotaxi, serviço de táxi sem motorista
Notícias

Baidu lança na China o Apollo Go Robotaxi, serviço de táxi sem motorista

Serviço de táxi autônomo da Baidu já está disponível em Pequim e conta com rede 5G e pilotos humanos virtuais de emergência

Diogo de Oliveira, Especial para o Estado

05 de mai, 2021 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Baidu Apollo Go Robotaxi
Baidu lança o Apollo Go Robotaxi, serviço de transporte urbano sem motorista
Crédito:Divulgação/Apollo

A era dos carros autônomos já chegou há alguns anos com o sistema Autopilot da Tesla. Entretanto, a oferta de táxis não tripulados (sem um motorista ao volante) ainda é pouco comum. Mas isso vai mudar em breve na China. A Baidu, gigante de tecnologia, lançou em Pequim o revolucionário aplicativo de corridas Apollo Go Robotaxi.

Trata-se do primeiro serviço de táxi com carros autônomos no país. A plataforma estreou no último domingo (2) no Parque Shougang, um dos pontos de Pequim que receberá as Olimpíadas de Inverno de 2022. O serviço da Baidu permite solicitar o táxi autônomo por meio do App, assim como no Uber. As unidades disponíveis aparecem no mapa.

O app é moderno e permite acionar a buzina do veículo que fará no trajeto. Dessa forma, facilita a sua localização. Para destravar as portas, basta escanear o QR Code na lateral. Uma vez a bordo, o usuário dá início à viagem pelo celular. O veículo verifica se as portas estão fechadas e os cintos, afivelados. E, então, começa a corrida.

Publicidade


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Piloto virtual

Segundo a Baidu, os táxis-robôs da Apollo Go operam com rede 5G. Assim, podem ser controlados remotamente por motoristas humanos. Estes assumem, portanto, a direção em situações de emergência. Segundo o vice-presidente e gerente de tecnologia de carros autônomos da Baidu, Yunpeng Wang, é fundamental oferecer carros sem motorista.

“A introdução dos serviços não tripulados é um estágio indispensável para a comercialização da direção autônoma”, afirmou. Para Wang, só foi possível lançar o serviço após ampla testagem. “Estamos iniciando os serviços de robô-taxi totalmente sem motorista após a realização de inúmeros testes. E após um longo período de tempo”, disse.




Deixe sua opinião