Você está lendo...
Great Wall Motors planeja construir fábrica de carros elétricos no Brasil
Notícias

Great Wall Motors planeja construir fábrica de carros elétricos no Brasil

Uma das maiores fabricantes privadas de carros da China, Great Wall Motors procurou autoridades brasileiras e tem intenção de produzir no Sudeste do País

Diogo de Oliveira, Especial para o Estado

26 de abr, 2021 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Great Wall Motors no Brasil
Picape Poer vai (re)inaugurar fábrica da Great Wall Motor em Iracemápolis (SP) no início de 2024
Crédito:Great Wall Motors/Divulgação

A Great Wall Motors, uma das maiores fabricantes privadas de carros da China, flerta com o Brasil há cerca de uma década. Em 2011 a empresa já demonstrava interesse em vender seus carros aqui. Mas agora parece que o negócio vai avançar. Executivos da montadora procuraram autoridades brasileiras na última semana para sinalizar interesse em construir uma fábrica de carros elétricos e utilitários leves na região Sudeste.

A Great Wall vem estudando o Brasil há cerca de dois anos, bem como buscando regiões que ofereçam incentivos fiscais para a operação.

Great Wall SUVs Haval Jolion
Haval/Divulgação

Publicidade


Quem é a Great Wall Motors?

Fundada em 1984, a Great Wall Motors é uma montadora chinesa bem jovem. Nem “quarentou” ainda. Entretanto, a empresa é considerada a maior fabricante de capital privado do país. Sua especialidade são os SUVs e picapes, alguns deles muito populares na China. Atualmente, a fabricante reúne quatro marcas de veículos: Great Wall, Haval, WEY e ORA.

A fabricante expandiu seus negócios na última década. Em 2013, comprou a Haval, marca especializada em SUVs e crossovers. Quatro anos depois, em 2017, lançou a WEY, divisão de veículos de luxo. Na sequência, em 2018, criou a ORA/Euler, marca de carros elétricos. Trata-se da fabricante que apresentou o Punk Cat, clone elétrico do Volkswagen Fusca.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se


Planos para o Brasil

O Jornal do Carro fez contato com Anderson Suzuki, executivo brasileiro recém-contratado como o responsável de Produto e Marketing na região da América do Sul. Segundo Suzuki, a GWM está analisando os mercados da região e o Brasil. “Somente após a conclusão destes estudos é que a matriz na China decidirá, então, sobre próximos passos no País”.

A Great Wall ainda não fala oficialmente sobre a fábrica, mas já contratou executivos para a operação nacional, que segundo o jornalista Lauro Jardim, do O Globo, terá início já em 2022. Ou seja, a marca chinesa vai começar importando seus carros para o País, mas não se sabe que modelos virão, apenas que serão SUVs e picapes. Há opções de todos os tipos e tamanhos.

Só a Haval possui 16 utilitários disponíveis em seu site oficial. Já a marca-mãe tem cinco modelos de picapes, algumas delas com tração 4×4 e, dessa forma, voltada à prática de off-road. A WEY conta com seis modelos, mas é exclusiva do mercado chinês. Por fim, a divisão de elétricos ORA já oferece quatro modelos puramente elétricos de design lúdico.




Deixe sua opinião