Você está lendo...
Falha no piloto automático da Tesla pode ter causado acidente com duas mortes
Notícias

Falha no piloto automático da Tesla pode ter causado acidente com duas mortes

Duas pessoas morreram no último sábado (17), no Texas, a bordo de um Tesla Model S que rodava sem motorista no modo Auto Pilot

21 de abr, 2021 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Tesla Model S acidente
Acidente fatal nos Estados Unidos volta a gerar suspeitas sobre falhas no sistema de direção autônoma Auto Pilot, da Tesla
Crédito:Reprodução

Um acidente ocorrido na noite de sábado (17), em Houston, no Texas (EUA), volta a pôr em dúvida a eficiência do sistema de condução autônoma dos carros da Tesla. Uma Model S sem ninguém no banco do motorista bateu contra uma árvore e pegou fogo, matando os dois ocupantes. Segundo testemunhas, as vítimas estariam testando o dispositivo, batizado pela marca de Autopilot.

Ao saber do acidente, o CEO da Tesla, Elon Musk, fez uma postagem em seu perfil do Twitter afirmando que, por meio do sistema de monitoramento, a empresa constatou que o Autopilot não estava ligado no momento da batida. Entretanto, segundo a polícia, uma das vítimas estava no banco do passageiro da frente e a outra, no assento traseiro. Ou seja, não havia ninguém ao volante do Model S.

Tesla Autopilot bitcoins
Tesla/Divulgação

Publicidade


Dessa forma, as causas do acidente não estão claras e continuam sendo investigadas. Nesse sentido, a polícia pediu que Tesla libere a “caixa preta” do sedã elétrico. Um dos ocupantes era William Varner, um conhecido médico local, de 58 anos. O outro, de 51 anos, não teve a identidade revelada até a publicação dessa reportagem.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Caso não é o primeiro com o Autopilot

Nos últimos anos, foram registrados vários acidentes com carros da Tesla que operavam no piloto automático. Porém, o mais marcante foi o primeiro deles, em 2016. Joshua Brown, de 45 anos, estava dormindo a bordo do carro, que colidiu contra um caminhão que atravessava a pista. Na época, a Tesla reconheceu que o sistema não previa esse tipo de situação.


De acordo com a empresa, o Autopilot não “viu” a lateral branca da carroceria do caminhão contra o céu claro. Por isso, os freios não foram acionados. Brown era um ativo membro de uma comunidade formada por donos de Model S. Nesse sentido, ele mantinha um canal no YouTube com vídeos em que explicava e testava o funcionamento do Autopilot.



Deixe sua opinião