Após 20 anos no mercado brasileiro e há 14 sem trocar de geração, a Mitsubishi anuncia o fim do clássico off-road Pajero Full. Um dos pioneiros na categoria que hoje faz grande sucesso no país, o SUV se despede com a edição especial Legend Edition que será limitada a 100 unidades. Isso por singelos R$ 356.990, mais caro do que o Toyota SW4.
De mesma maneira, não é só no Brasil que o Pajero Full se despede das concessionárias. O modelo já havia saído de linha em sua terra natal em 2019 e, desde então, as unidades produzidas por lá eram apenas para exportação. Ocorre que a fábrica da Mitsubishi de Sakahogi, no Japão, vai fechar, deixando distante o sonho de uma nova geração do lendário SUV.
Desse modo, outros mercados mundiais também recebem a edição de despedida Legend Edition. Limitada em 100 unidades, todas numeradas, o jipão chega apenas na versão com sete lugares.
Como diferencial, o Pajero Full adota acabamento em preto brilhante na grade dianteira, nos espelhos retrovisores, nas molduras decorativas, bem como nos skid plates dianteiro e traseiro. Há também um acabamento exclusivo para as rodas de liga leve de 20 polegadas.
O emblema que dá nome à edição está presente nas laterais e na traseira, decorando o para-brisas e o vidro vigia da tampa do porta-malas.
R$ 26 mil mais caro que a versão HPE
Somente as alterações visuais somam ao utilitário R$ 26 mil a mais do que a versão única HPE, cujo preço era de R$ 330.990. A série especial, assim, sai por altíssimos R$ 356.990. Além de superar o valor do Toyota SW4, o preço é próximo ao pedido no Volvo XC60 ( R$ 359.950), no Audi Q5 Sportback (R$ 359.990) e no Land Rover Discovery Sport (R$ 358.950), por exemplo.
Isto é, tanto a motorização quando os equipamentos não mudam. O trem de força segue com o longevo quatro cilindros 3.2 turbo diesel que gera 200 cv a 3.800 rpm e 44,7 kgfm de torque a 2.000 rpm. Por sua vez, o câmbio é automático de apenas cinco marchas. A tração é 4×4 com reduzida, ou seja, controlada por uma alavanca ao lado da manopla de câmbio.
Já presentes na extinta versão HPE, o SUV ainda conta com controles de tração e estabilidade, assistente de descida, acionamento automático dos faróis e limpadores de para-brisa, ar condicionado dual-zone, oito airbags, teto solar elétrico, central multimídia de 7″, sistema de som JBL com subwoofer, e computador de bordo.
Embora um clássico 4×4, o tempo cobra
Não e novidade que o Pajero Full foi um dos precursores no segmento e aliou conforto à veia off-road. Em 39 anos de história mundo afora, o SUV teve 4 gerações e soma 3 milhões de unidades vendidas em 170 países.
Além disso, o utilitário virou uma lenda no off-road com um feito inédito: foi vencedor por sete vezes do emblemático ráli Paris-Dakar, marca até hoje não superada por nenhum outro competidor.
No entanto, o tempo cobrou. No Brasil, por exemplo, vimos praticamente uma legião de SUVs médios e compactos chegarem recheados com novas tecnologias, motores atualizados e com visual mais moderno.
O SUV da Mitsubishi não troca de geração desde 2007. Naquele ano, o Ford Ecosport foi líder do segmento, o VW Gol somou 243 mil unidades e o Pajero Full era o vice-líder dos SUVs, com 15.715 unidades. Em 2010, o modelo teve seu melhor ano de vendas, com 20.384 unidades.
Em 2020, a Fenabrave registrou 2.103 unidades vendidas do Pajero Full e do Pajero Sport, agora seu sucessor. Já em 2019, ano recorde nas vendas de SUVs, o número foi quase o mesmo: a dupla emplacou 2.195 unidades.