Nesta última semana, durante visita à fábrica da Ford em Michigan, onde será feita a picape elétrica F-150 Lightning, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi questionado sobre o fato de “A Besta”, nome da limusine usada pelos mandatários da Casa Branca, ainda ser a combustão.
Biden não disse nada de concreto sobre o assunto, já que isso poderia resultar numa “saia justa”. Afinal, o evento era da Ford, mas os veículos presidenciais atualmente são da Cadillac, cedidos pela General Motors, que detém contrato de exclusividade com a Casa Branca.
Dessa maneira, quem apontou na direção da eletrificação foi a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki. Ela respondeu a um questionamento do jornalista Eamon Javers, da rede CNBC, sobre uma possível troca da frota presidencial por modelos menos poluentes.
“Isso certamente é algo sobre o qual o presidente já falou, e é um objetivo para ele”, disse Psaki, sem dar detalhes.
Em seu discurso, Biden defendeu o plano do seu governo para estimular a venda de elétricos. O aporte terá US$ 174 bilhões (quase R$ 1 trilhão), dos quais US$ 100 bilhões serão de incentivos aos compradores.
Limusine é um tanque
Embora tenha a aparência de um Cadillac, “A Fera” é feita sobre chassis e rodas de uma picape heavy-duty. Dessa forma, aguenta o tranco de carregar uma carroceria blindada similar a de um tanque.
Boa parte das informações sobre o veículo são sigilosas, mas a imprensa norte-americana acredita que um motor V8 de 8 litros o mova. A limusine de Joe Biden pesa algo entre 7 e 9 toneladas, e é resistente até mesmo a ataque por bombas e armas químicas.
De toda forma, especula-se, ainda, que a lista de equipamentos do “tanque presidencial” tenha inúmeros itens de série e opcionais. Por exemplo, pneus revestidos de kevlar e para-brisa com cinco camadas de um sanduíche de vidro e policarbonato resistente à munição perfurante. Faróis e câmeras dianteiras possuem sistema de visão noturna. E os para-choques trazem lançadores de bombas de gás lacrimogênio e de fumaça, bem como porta-objetos recheados com escopetas, mais lançadores de gás e até ampolas com bolsas de sangue compatíveis com o do presidente.
Assim, não é viável ter uma configuração elétrica da limusine. Uma versão híbrida, porém, pode servir não tanto às reduções de consumo e emissões, mas para ajudar na agenda política ambiental de Biden.
Além da limusine, a GM fornece um SUV Suburban 2500 HD, também blindado, para deslocamentos mais “tranquilos” do presidente norte-americano.
“É rápida”, diz Biden sobre picape elétrica
Além de visitar a fábrica da Ford, Biden foi a primeira pessoa externa à montadora a guiar uma unidade da F-150 Lightning, versão elétrica do automóvel mais vendido dos Estados Unidos.
Biden deu algumas voltas na pista do centro de testes da Ford, tendo um agente do serviço secreto como carona. Depois conversou por 15 minutos com engenheiros da marca do oval azul. Numa rápida fala aos jornalistas, elogiou de forma humorada: “É rápida, acho que vou comprar”.
De quebra, Biden ainda entregou um segredo técnico. Enquanto Bill Ford, presidente da fabricante, anunciou que o 0-100 km/h seria feito “na casa dos 4 segundos baixos” (entre 4 e 4,5 s), Biden subiu ao palco perguntando: “Quanto eu fiz no teste? Foram 4,3 ou 4,4 segundos?”
Vendendo como pão quente
Segundo a Ford, quase 45 mil pessoas já reservaram a F-150 elétrica em apenas 48 horas. O modelo parte de US$ 39.974 (cerca R$ 214.500 na cotação direta atual), isso sem contar frete, nem possíveis benefícios fiscais. Ou seja, a picape terá preço bem próximo ao de modelos menos avantajados, como o Chevrolet Bolt e o Tesla Model 3.
O preço da versão mais cara será de US$90.000 (perto dos R$ 480 mil). Para realizar a reserva, porém, os interessados precisavam desembolsar apenas US$ 100.
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Inscreva-seO que a F-150 Lightning tem?
Por conta da mecânica elétrica, que utiliza dois motores e oferece tração integral, a F-150 Lightning é a mais forte da história da F-150. Assim, a picape dispõe de 570 cv de potência e explosivos 103,7 kgfm de torque. É também a primeira com suspensão independente no eixo traseiro, sem perder a capacidade: pode levar 1 tonelada e rebocar 4,5 toneladas.