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Governo dos EUA vai eletrificar limusine “A Besta” usada por Biden
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Governo dos EUA vai eletrificar limusine “A Besta” usada por Biden

Feita sobre chassi de picape, mas com visual de Cadillac, limusine presidencial de Biden será eletrificada pela primeira vez

Redação, Com Eugênio Augusto Brito, especial para o Jornal do Carro

24 de mai, 2021 · 7 minutos de leitura.

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carros presidenciais Biden limusine elétrica
Cadillac One, também conhecido como "The Beast", é o carro presidencial em uso nos Estados Unidos
Crédito:Crédito: Mike Segar/Reuters

Nesta última semana, durante visita à fábrica da Ford em Michigan, onde será feita a picape elétrica F-150 Lightning, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi questionado sobre o fato de “A Besta”, nome da limusine usada pelos mandatários da Casa Branca, ainda ser a combustão.

Biden não disse nada de concreto sobre o assunto, já que isso poderia resultar numa “saia justa”. Afinal, o evento era da Ford, mas os veículos presidenciais atualmente são da Cadillac, cedidos pela General Motors, que detém contrato de exclusividade com a Casa Branca.

Dessa maneira, quem apontou na direção da eletrificação foi a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki. Ela respondeu a um questionamento do jornalista Eamon Javers, da rede CNBC, sobre uma possível troca da frota presidencial por modelos menos poluentes.

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“Isso certamente é algo sobre o qual o presidente já falou, e é um objetivo para ele”, disse Psaki, sem dar detalhes.

Em seu discurso, Biden defendeu o plano do seu governo para estimular a venda de elétricos. O aporte terá US$ 174 bilhões (quase R$ 1 trilhão), dos quais US$ 100 bilhões serão de incentivos aos compradores.

Limusine é um tanque

Embora tenha a aparência de um Cadillac, “A Fera” é feita sobre chassis e rodas de uma picape heavy-duty. Dessa forma, aguenta o tranco de carregar uma carroceria blindada similar a de um tanque.


Boa parte das informações sobre o veículo são sigilosas, mas a imprensa norte-americana acredita que um motor V8 de 8 litros o mova. A limusine de Joe Biden pesa algo entre 7 e 9 toneladas, e é resistente até mesmo a ataque por bombas e armas químicas.

De toda forma, especula-se, ainda, que a lista de equipamentos do “tanque presidencial” tenha inúmeros itens de série e opcionais. Por exemplo, pneus revestidos de kevlar e para-brisa com cinco camadas de um sanduíche de vidro e policarbonato resistente à munição perfurante. Faróis e câmeras dianteiras possuem sistema de visão noturna. E os para-choques trazem lançadores de bombas de gás lacrimogênio e de fumaça, bem como porta-objetos recheados com escopetas, mais lançadores de gás e até ampolas com bolsas de sangue compatíveis com o do presidente.

Joe Biden F-150 Lightning
Reprodução/Bloomberg

Assim, não é viável ter uma configuração elétrica da limusine. Uma versão híbrida, porém, pode servir não tanto às reduções de consumo e emissões, mas para ajudar na agenda política ambiental de Biden.

Além da limusine, a GM fornece um SUV Suburban 2500 HD, também blindado, para deslocamentos mais “tranquilos” do presidente norte-americano.

“É rápida”, diz Biden sobre picape elétrica

Além de visitar a fábrica da Ford, Biden foi a primeira pessoa externa à montadora a guiar uma unidade da F-150 Lightning, versão elétrica do automóvel mais vendido dos Estados Unidos.


Biden deu algumas voltas na pista do centro de testes da Ford, tendo um agente do serviço secreto como carona. Depois conversou por 15 minutos com engenheiros da marca do oval azul. Numa rápida fala aos jornalistas, elogiou de forma humorada: “É rápida, acho que vou comprar”.

De quebra, Biden ainda entregou um segredo técnico. Enquanto Bill Ford, presidente da fabricante, anunciou que o 0-100 km/h seria feito “na casa dos 4 segundos baixos” (entre 4 e 4,5 s), Biden subiu ao palco perguntando: “Quanto eu fiz no teste? Foram 4,3 ou 4,4 segundos?”

Ford F-150 Lightning Biden
Ford/Divulgação

Vendendo como pão quente

Segundo a Ford, quase 45 mil pessoas já reservaram a F-150 elétrica em apenas 48 horas. O modelo parte de US$ 39.974 (cerca R$ 214.500 na cotação direta atual), isso sem contar frete, nem possíveis benefícios fiscais. Ou seja, a picape terá preço bem próximo ao de modelos menos avantajados, como o Chevrolet Bolt e o Tesla Model 3.

O preço da versão mais cara será de US$90.000 (perto dos R$ 480 mil). Para realizar a reserva, porém, os interessados precisavam desembolsar apenas US$ 100.

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O que a F-150 Lightning tem?

Por conta da mecânica elétrica, que utiliza dois motores e oferece tração integral, a F-150 Lightning é a mais forte da história da F-150. Assim, a picape dispõe de 570 cv de potência e explosivos 103,7 kgfm de torque. É também a primeira com suspensão independente no eixo traseiro, sem perder a capacidade: pode levar 1 tonelada e rebocar 4,5 toneladas.



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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.