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SUV Jaguar F-Pace vira híbrido com preço de quase R$ 500 mil e mira Porsche Macan
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SUV Jaguar F-Pace vira híbrido com preço de quase R$ 500 mil e mira Porsche Macan

Por a partir de R$ 463.750, SUV Jaguar F-Pace passa por reestilização que foca em conectividade, tecnologias e requinte da cabine

Emily Nery, Especial para o Jornal do Carro

07 de jun, 2021 · 7 minutos de leitura.

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Novo Jaguar F-PACE
Novo Jaguar F-PACE
Crédito:Divulgação/Jaguar

Cinco anos após a chegada do Jaguar F-Pace no Brasil, o primeiro SUV da marca britânica passa por seu primeiro facelift. Com mudanças visuais inspiradas no elétrico I-Pace, ele adota motorização híbrida e tecnologias semiautônomas. Em quatro versões, das quais uma é a esportiva SVR, o utilitário esportivo reestreia no país a partir de R$ 463.750.

O concorrente do Porsche Macan evolui no design, mas sem mudanças radicais. Na dianteira, o capô foi remodelado e parece mais longo. Dotado de um visual mais limpo e sofisticado, o desenho da grade do radiador apresenta pequenos pontos em formato de diamante.

Assim como o I-Pace, assinatura das DRLs tem o formato da letra L Divulgação/Jaguar

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Assim como no elétrico I-Pace, os faróis trazem nova assinatura em LED com formato duplo em “L”. Redesenhadas, as entradas de ar do novo para-choques estão menores e vão de acordo com a identidade visual mais limpa da dianteira.

Mais moderna, a traseira destaca as novas lanternas afiladas em LED com desenho que lembra o irmão elétrico. Além disso, o para-choques está mais esportivo e robusto, com saídas duplas de escapamento.

Novo Jaguar F-PACE
Divulgação/Jaguar

Interior

No entanto, é no habitáculo que o novo F-Pace concentra as principais novidades. Dessa forma, há um novo volante, novas opções de revestimento da alavanca do câmbio do tipo Joystick e um novo console que incorpora um carregador de celular por indução (opcional) e a central multimídia HD de 11,4 polegadas. Pela tela sensível ao toque, o condutor pode controlar o ar-condicionado, entre outras funções da cabine.

Por meio dessa tela o motorista tem acesso à nova plataforma de conectividade Pivi Pro, com conexão sem fio com Apple CarPlay e Android Auto. A tecnologia permite que o carro se torne um hotspot de Wi-Fi por meio da instalação de um SIM card. A atualização do Pivi Pro é feita remotamente, sem a necessidade de levar o veículo à concessionária.

Novo Jaguar F-PACE
Novo painel de instrumentos de 12,3 polegadas pode dividir a tela em até três interfaces diferentes Divulgação/Jaguar

Também interativo, o painel de instrumentos de 12,3 polegadas apresenta mapas de navegação, mídia, dados de bordo, mostradores digitais e informações do veículo. Para não prejudicar a visão do motorista, o Head-up Display vem embarcado como opcional. E para aguçar a visão dos passageiros, o interior tem 10 opções de cores para iluminação.

Segurança semiautônoma

Para não perder mercado, o SUV da Jaguar se blindou com novas tecnologias de assistência ao motorista, como alerta de ponto cego, câmeras com visão 360º, ar-condicionado com filtro ionizador e frenagem automática de emergência. Também faz parte do pacote o assistente de manutenção de faixa, monitor de pressão dos pneus e controle de cruzeiro adaptativo (opcional).

De acordo com a Jaguar, 90% das tarefas comuns com apenas dois toques na tela inicial, graças à sua estrutura de menu simplificada

Motores

Com exceção da versão esportiva SVR, as configurações S P340, R Dynamic S e R-Dynamic SE P340 utilizam o motor 3.0 V6 junto a um sistema híbrido leve (Mild Hybrid). No total, a potência chega aos 340 cv.

Aos que procuram por mais performance, podem optar pela versão SVR. Equipada com nada menos que o 5.0 V8 Supercharged, a versão desenvolve até 550 cv e 71,4 mkgf de torque. Esse propulsor faz com que o SUV saia da inércia aos 100 km/h em apenas 4 segundos e continue acelerando até a ponteiro do velocímetro atingir os 286 km/h.

Por sua vez, a versão SVR possui um acabamento e mecânica distintos. Ela traz, por exemplo, para-choques com maior abertura para refrigeração do motor e suspensão Adaptive Dynamics. Por dentro, bancos esportivos, volante e manopla do câmbio recebem a inscrição com o nome da configuração esportiva.




Por fim, a Jaguar afirma que as reservas do novo F-Pace começam hoje em todas as concessionárias ou pelo site oficial da marca inglesa.

Veja os preços do novo F-Pace por versão:

  • S: R$ 463.750 (R$ 478.950 com opcionais)
  • R-Dynamic S: R$ 474.850 (R$ 498.950 com opcionais)
  • R-Dynamic SE: R$ 510.550 (R$ 527.950 com opcionais)
  • SVR: R$ 725.950 (R$ 743.950 com opcionais)

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.