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Neymar x Cristiano Ronaldo: veja qual atacante tem a melhor seleção de carros
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Neymar x Cristiano Ronaldo: veja qual atacante tem a melhor seleção de carros

Com coleções que ultrapassam as dezenas de milhões de reais, CR7 e Neymar compartilham paixão por Ferrari, Maserati e muitos Audi

Emily Nery, Especial para o Jornal do Carro

09 de jun, 2021 · 10 minutos de leitura.

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Neymar vs CR7: quem possui a garagem mais legal de supercarros?
Neymar vs CR7: quem possui a garagem mais legal de supercarros?
Crédito:Reprodução/Instagram

Em campo eles dão um show. Fora do estádio, ostentam uma vida de luxo com tudo que se têm direto. Embora Neymar e Cristiano Ronaldo sejam atacantes totalmente diferentes, eles compartilham a mesma paixão por supercarros. E quando falamos em carrões, enfatizamos Ferrari, Maserati, Bugatti, Porsche, Lamborghini e por aí vai.

Separamos a seguir alguns dos modelos mais legais dos dois craques. Tente não pensar no valor dos seguros e imagine qual garagem você teria.

Neymar

O atacante do Paris Saint-German é um grande fã dos supercarros italianos, em especial, dos sediados em Maranello e Módena. Dessa forma, em 2015, Neymar comprou seu primeiro Ferrari, uma 458 Spider. O conversível adquirido por mais de R$ 2 milhões na época trazia o motorzão V8 de até 578 cv de potência e acelerava de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos.

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Ferrari 458 Spider Neymar
Reprodução/Twitter Esport3

Acontece que essa rápida aceleração não foi próspera ao adulto Ney. Pois, no ano seguinte, ele bateu a Ferrari a caminho da concentração do jogo do Barcelona contra o Real Sociedad. Neymar saiu ileso e o carro teve algumas avarias na parte esquerda da lataria.

Isso só foi o início da grande paixão do jogador pela fábrica de Maranello. O camisa 10 da seleção brasileira de futebol já acelerou a Ferrari California e, posteriormente, em 2017, comprou a GTC4 Lusso.


neymar
Craque o PSG teve problemas para abrir a Ferrari GTC4 Lusso Reprodução/Instagram

Quem não se lembra, esse foi o esportivo avaliado em R$ 4 milhões que deixou o brasileiro no sufoco, após não conseguir abri-lo ao sair de um jantar em Paris. Mais recentemente, faturou uma Ferrari Portofino, que chegou no Brasil avaliada em R$ 2,4 milhões.

Outra italiana queridinha do jogador é a Maserati. Ele é dono de uma das 50 unidades do MC12 já produzidas. Feito entre 2004 e 2005, o superesportivo utiliza o motor V12 de 6 litros que gera até 632cv a altos 8.000 rpm. E bastam 3.8 segundos para o italiano alcançar os 100 km/h. Atualmente, o supercarro é avaliado em R$ 11,5 milhões.


Supercarro Maserati MC12 saiu de linha em 2005. Crédito: Maserati

Coleção da Audi

Antes da Cupra, a patrocinadora do Barcelona era a Audi. E, de quebra, os jogadores era presenteados com mimos do patrocinador. Assim, Neymar já teve um Audi RS7 Sportback, cujo propulsor V8 chega aos 605 cv, bem como um Audi TTS, e claro, um SUV Q5 de até 272 cv.

Contudo, a relação entre Neymar e a montadora alemã é anterior à chegada ao Barça. Isso porque, no Salão do Automóvel de 2012, o jogador foi fazer um “test drive” até Santos com o conversível R8 Spider, exposto no pavilhão. O esportivo possui o motor 5.2 FSI que garante até 525 cv de potência e atinge os 100 km/h em 3,9 segundos.


Audi R8 GT Spider 2012
Durante o Salão do Automóvel de 2012, visitantes podiam dar um pequena volta com o novo R8, mas não dirigir por muito tempo, como foi o caso de Neymar Divulgação/Audi

A paixão foi tanta que, logo depois, o santista resolveu quitar um exemplar do esportivo para passeios mais longos.

Porsche apreendido

Os carros do grupo Volkswagen não pararam por aí. Lá em 2011, quando jogou o Sul-Americano sub-20, apostou com seu pai que seria artilheiro e campeão do torneio, marcando dois gols da final. O craque ganhou a aposta e, então, recebeu um Porsche Panamera branco, posteriormente envelopado em amarelo.


Porsche Panamera de Neymar
Receita Federal apreendeu o Porsche Panamera de Neymar por importação irregular Reprodução/Twitter

Equipado com o motor 4.5 de 520 cv, o Panamera não durou muito. Em 2015, a Receita Federal apreendeu o veículo devido à importação irregular.

Por causa de um contrato publicitário com a fabricante, Neymar já foi dono de um SUV Touareg e de um novo Fusca (Beetle) quando jogava no Brasil.




Cristiano Ronaldo

Melhor jogador do mundo por dez vezes, somando os prêmios da Fifa e do Bola de Ouro, Cristiano Ronaldo gosta de ter também a melhor coleção de supercarros. Além da preferência por esportivos italianos, o jogador do Juventus tem um queda por modelos britânicos.

Cullinan
Cristiano Ronaldo exibe o Rolls-Royce Cullinan, sua máquina mais recente Crédito: Reprodução

Para exemplificar, CR7 comprou em 2019 um ultra-raro Rolls-Royce Cullinan que, na época, custava R$ 4,2 milhões. O modelo britânico usa o V12 biturbo de 6.75 litros que produz até 571 cv. Além dele, o craque também possui um Phantom.


A coleção de joias automotivas da terra da rainha não para por aí. À la James Bond, o jogador ostenta um Aston Martin DB9, cujo motor “vê-doze” de 5.9 litros gera até 477 cv. Para finalizar a série “real”, entram um Bentley Continental GTC e um antigo Continental GT Speed.

Aston Martin DB9 Divulgação/Aston Martin

O GT Speed, com motor W12 de até 600 cv, foi visto pela primeira vez após Cristiano Ronaldo ter destruído sua Ferrari 599 GTB Fiorano em uma colisão em Manchester, em 2009. Nessa época, a garagem do jogar já ostentava uma Ferrari F430.


Em seguida, em 2011, CR7 adquiriu uma Ferrari 599 GTO, que gerava até 670 cv e levava apenas 3,3 segundos para chegar nos 100 km/h. Posteriormente, comprou uma F12 TDF, cujo aceleração até os 100 km/h ocorria em somente 2,9 segundos.

Ferrari F12tdf CR7
Ferrari F12 TDF Reprodução/Instagram

Recordistas de velocidade

Neste ano, após a perda de 3×0 para o Milan, o jogador decidiu comprar um carro. O modelo em questão, era nada menos do que uma Ferrari Monza, avaliada em R$ 13 milhões. Ronaldo faturou diretamente da fábrica de Maranello, na Itália, onde foi recebido pilotos Charles Leclerc e Carlos Sainz, dupla titular da Scuderia Ferrari na Fórmula 1.


Ferrari
Ferrari Monza SP2 Ferrari/Divulgação

Nos últimos anos, o português deu preferência à compra de recordistas de velocidade, como o Bugatti Chiron, que acelera de 0-100 km/h em 2,5 segundos. Há também um Bugatti Veyron 16.4 Grand Sport Vitesse cuja potência chega aos 1.200 cv e acelera de 0-100 km/h em 2,6 s.

Bugatti Veyron do CR7
Reprodução/Instagram

A garagem de Bugattis ainda adiciona um dos dez exclusivíssimos exemplares do Centodieci. Avaliado em nada menos que R$ 60 milhões, o carro usa o W16 de 8 litros que desenvolve até 1.600 cv e atinge os 100 km/h em apenas 2,4 segundos.

Dessa forma, a garagem do craque incluiu um sueco Koenigsegg CCX de 795 cv, um Lamborghini Aventador LP 700-4 de 700 cv, um McLaren MP4-12 C de 625 cv, assim como um Maserati Gran Cabrio de R$ 1,7 milhão.

Lamborghini Aventador CR7
Lamborghini Aventador de CR7 Reprodução/Instagram

O antigo time do jogador, o Real Madrid, tinha a Audi como patrocinadora, assim como o Barcelona. Dessa maneira, Cristiano acelerou modelos como um RS6 Avant, RS5, R8, S8 e um Q7. Por fim, não podemos esquecer dos Porsches Cayenne e 911 Carrera e dos Mercedes-Benz C220 CDI, S65 AMG Coupe e Classe C Sport Coupé que já pertenceram ao atacante.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.