Com a eletrificação dos carros, o ronco dos motores está com os dias contados. E a mais recente prova dessa estratégia vem da Lamborghini que, prestes a tornar toda a sua frota amigavelmente sustentável (a partir de 2025), lançou o último Lamborghini Aventador com propulsor V12 aspirado da história. Trata-se da versão Ultimae, que gera absurdos 780 cv de potência máxima. É o mais poderoso da marca sem uso de eletrificação.
Depois de dez anos — quando lançou o LP700-4 — a marca italiana traz a público o LP 780-4 que, como sugere a nomenclatura, carrega o propulsor montado longitudinalmente com 12 cilindros em V aliado a tração permanente nas quatro rodas. A princípio, a estreia mundial do modelo acontece hoje, no Goodwood Festival of Speed — no Reino Unido. No total, serão produzidas 600 unidades (350 cupês e 250 roadsters).
“O Aventador LP 780-4 denota a produção final, mais pura, atemporal e naturalmente aspirada do V12 Lamborghini”, disse Stephan Winkelmann, presidente e CEO da marca do touro.
De acordo com os dados divulgados pela montadora, o Ultimae vai de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e chega aos 355 km/h de velocidade máxima na configuração cupê. A versão roadster, que é um pouquinho mais pesada por causa dos mecanismos de abertura/fechamento do teto, acaba sendo uma fração de segundo mais lenta. A marca não especificou números.
Torque superior a 70 mkgf
Com uso extensivo de fibra de carbono em toda a carroceria (inclusive, no teto da versão conversível), o novo Aventador pesa 1.550 kg. É, contudo, 25 kg mais magro que o conhecido Aventador S. No quesito relação peso/potência, no entanto, são 1,98 cv/kg. Ainda em números: 73,4 mkgf de torque máximo a 6.750 rpm. O câmbio, afinal, tem sete marchas e realiza trocas de forma automática em até 50 milissegundos.
Ajuda ao piloto é o que não falta. A Direção Dinâmica Lamborghini (LDS), por exemplo, é uma delas. Sua atuação é calibrada para, assim, melhorar o desempenho em curvas fechadas.
No Aventador Ultimae, homenagem ao desempenho do SVJ, com 10 cv a mais. Ajudam mecanismos como o esterçamento das rodas traseiras, bem como o controle de tração, que reconhece e adapta o carro às diferenças de aderência em superfícies com neve e gelo.
Estilo Lamborghini continua inconfundível
O estilo, no entanto, vem da versão S, que tem 740 cv. Tem para-choque dianteiro específico com função de melhorar a aerodinâmica, e linhas que direcionam o fluxo de ar para o resfriamento do motor e do radiador.
A asa traseira ativa tem três posições (fechada, performance máxima e dirigibilidade máxima). As rodas, todavia, têm 20″ e 21″ forjadas. São 18 cores para a carroceria e até as pinças de freio são personalizáveis em diversos tons — há mais de 300 combinações possíveis.
Da porta para dentro, também o mesmo design do Aventador S e couro Alcantara para todo lado. Da mesma forma, tem painel digital com tela em TFT personalizável, espelhamento com Apple CarPlay e até placa de identificação que enumera o carro.
O Brasil, a princípio, não terá vendas diretas do modelo. Preços não foram divulgados até o fechamento desta reportagem.