Em abril deste ano, nós noticiamos a apresentação do Punk Cat, o clone do Volkswagen Fusca feito pela chinesa Ora (marca pertencente à Great Wall, que vem ao Brasil, inclusive). Agora, é a vez de outro carro bastante conhecido por aqui ganhar uma homenagem, digamos, bem fiel, no país asiático. O BYD Yuan Pro é o SUV compacto elétrico cujo design mostra uma clara semelhança ao Ford Ecosport, descontinuado no Brasil em janeiro.
O BYD Yuan, na realidade, já existe desde 2016. Contudo, o visual mais parecido com o do Ecosport veio após passar por seu segundo facelift. Apresentando uma identidade mais esportiva e off-road, o carro emprega faróis em LED parecidos com os o SUV da Ford, mas com uma grade mas simples e moldura do para-choque diferente. Por se tratar de veículo mais acessível, ele não carrega luzes de neblina.
Agora, se avaliarmos as colunas B e C, ele transparece o design de Ecosport. Desse modo, destacam-se os vincos nas laterais, a moldura dos vidros em preto e o acabamento cromado na parte inferior das janelas. Na traseira, as lanternas tem o desenho bastante parecido com o do SUV norte-americano: ambas são horizontais e trazem um traçado cromado.
Mas o maior ponto em comum entre os dois SUVs certamente é o estepe pendurado no porta-malas, elemento característico do Ecosport. É nesse ponto onde também fica armazenada a câmera de ré.
A BYD afirma que a reestilização do Yuan, que ganhou o “Pro” no nome, emprega a nova identidade visual da marca, chamada de “Dragon Force 3.0”.
Mais simples, contudo, tecnológico
Na China, o Yuan Pro é considerado um veículo de entrada e, portanto, ele custa entre 79.900 e 99.000 Remimbi (cerca de R$ 64.440 mil e R$ 79.840 na conversão direta, sem impostos), um valor acessível no país. Mesmo assim, ele oferece uma série de recursos de segurança e assistência ao condutor.
As versões de topo de linha oferecem recursos como chave digital pelo smartphone, ABS, controles de estabilidade e de tração, e desinfecção e esterilização do carro. Em contrapartida, a versão de entrada deixa de lado até os airbags laterais.
O interior é simplista, mas conectado na medida. No centro do painel, há uma multimídia com tela de 10,1″ que oferece o sistema operacional DiLink 3.0. Ela possui, entre outros recursos, reconhecimento de voz, televisão a bordo, conexão via Bluetooth, e atualizações remotas do software. Também digital, o painel de instrumentos tem tela de 8″. O software tem conexão por smartphone e permite uma série de comandos remotos.
100% elétrico
O SUV compacto carrega o novo pacote de última geração das “baterias Blade“. Desenvolvidas pela própria BYD, o conjunto é feito de fosfato, ferro e lítio, e tem como destaque a segurança, principalmente contra incêndios. Portanto, esse conjunto fornece energia ao motor elétrico de 100 kW que gera até 136 cv de potência e 21,4 mkgf de torque instantâneo.
Nas versões de entrada, o SUV utiliza o conjunto de baterias de 38,9 kWh, enquanto a versão de topo de linha oferece um conjunto de 50,1 kWh. A BYD revela que a autonomia do elétrico varia entre 301 km a 401 km, a depender da bateria.
Além disso, em carregadores de corrente contínua (DC), o Yuan Pro leva 30 minutos para recarregar até 80% de sua bateria.