Desde 2017, quando tirou a Lead 110 de linha, a Honda não tem uma moto barata de entrada. Atualmente, o modelo mais acessível da marca japonesa é a Elite 125, que tem preço de pouco mais de R$ 9.000. Mas pode ter uma novidade a caminho. Nesta semana, a Honda registrou o scooter Vision 110 no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
O modelo foi lançado há poucos meses na Europa. Por lá, é a moto mais em conta da marca. Lá, portanto, custa a partir de 2.300 euros, o equivalente a R$ 14,2 mil na conversão direta.
O registro, contudo, não confirma o lançamento no Brasil. Serve apenas para proteger a propriedade intelectual. Dessa forma, trata-se de um passo necessário, caso a Honda queira vendê-la por aqui. Em estilo, a Vision 110 lembra muito a popular Biz.
O modelo europeu, porém, embora barato e econômico, não tem pretensão de aterrissar no Brasil. Pelo menos, por enquanto. Todavia, considerando que a Honda já adotou essa estratégia de oferecer modelos semelhantes (leia-se SH 150i e PCX), nada está descartado. Afinal, o mercado de motos anda em alta com os serviços de delivery.
Características da Honda Vision 110
Com pegada urbana, o scooter tem como trunfo o baixo consumo. De acordo com a Honda, a Vision 110 faz médias acima de 50 km/l. O resultado é a autonomia de aproximadamente 240 km. Isso com um tanque de combustível de apenas 4,9 litros.
O resultado é mérito do motor monocilíndrico, SOHC, de 109,5 cm³ arrefecido a ar. No total, são 8,6 cv a 7.500 rpm. O torque, por sua vez, é de 0,91 mkgf a 5.750 rpm. Tem, ainda, injeção eletrônica e câmbio automático tipo CVT.
Por meio do sistema idling stop, o motor desliga em paradas curtas, como em semáforos, por exemplo, para economizar. Na segurança, há freios ABS (e tambor na roda traseira).
Na lista de itens, tem luzes de LEDs, painel digital em LCD e tomada 12V. O compartimento sob o assento comporta 17 litros.
As rodas, aliás, têm 16″ na frente e 14″ atrás. Sobre suspensões, garfo telescópico de 31 mm de diâmetro na dianteira e braço oscilante na parte de trás. O peso total do scooter é de só 100 kg.