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Great Wall vai fazer picape e SUVs na fábrica que era da Mercedes, veja quais
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Great Wall vai fazer picape e SUVs na fábrica que era da Mercedes, veja quais

Maior montadora de capital privado da China, Great Wall anuncia operação no Brasil e estreia em breve com grande cardápio de SUVs e picapes

Diogo de Oliveira

18 de ago, 2021 · 8 minutos de leitura.

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Great Wall Motors Haval
Great Wall Motors, dona da marca de SUVs e picapes Haval, anuncia compra da fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP)
Crédito:Haval/Divulgação

Depois de quatro meses de especulações, a Mercedes-Benz confirmou a venda da fábrica de Iracemápolis (SP) para a chinesa Great Wall Motors. O negócio envolveu não só o terreno, mas a área construída e todo o ferramental para a produção de veículos. Ou seja, a unidade, que foi desativada em dezembro, está pronta para operar. E a gigante chinesa já tem o cardápio preferido do público brasileiro: SUVs e picapes.

Em dezembro de 2020, a Mercedes comunicou o fechamento da sua fábrica de automóveis próxima de Campinas. Com capacidade para montar 20 mil carros por ano, a unidade foi inaugurada em 2016 e funcionou por apenas quatro anos. Lá, eram feitos o sedã médio de luxo, Classe C, e o SUV GLA. A Daimler investiu R$ 600 milhões na construção, mas não revelou o valor da negociação com a Great Wall, que deve (re)ligar as máquinas já em 2022.

Montadora tem picapes e SUVs

Em seu portfólio, a Great Wall Motors tem utilitários de todos os tipos e tamanhos. Só a marca Haval, especializada em SUVs, possui 16 utilitários disponíveis em seu site oficial. Já a marca-mãe tem cinco picapes, algumas com tração 4×4 e, portanto, mais voltadas ao off-road. Dessa forma, é certo que a montadora vai apostar em modelos para estes dois segmentos.

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Great Wall Motors Haval
Haval/Divulgação

Recentemente, a marca chinesa registrou o SUV Jolion no Brasil, um dos modelos mais novos da Haval. O batismo é uma fusão das iniciais de “Joy Life On”, algo como “alegria de viver”. Entretanto, em chinês, se pronuncia Chulian, que significa “primeiro amor”. Com 4,47 metros de comprimento e 2,70 metros de entre-eixos, o Haval Jolion tem porte similar ao do Jeep Compass e é um dos cotados a ganhar produção em Iracemápolis.

Da mesma maneira, o SUV médio Haval H6 já está patenteado e pode ser outro modelo a ganhar produção nacional. Sua carroceria é um pouco maior, com 4,65 metros de comprimento, e se aproxima de modelos como o Caoa Chery Tiggo 8 e Volkswagen Tiguan Allspace.


Great Wall Motors Haval
Haval/Divulgação

Os dois SUVs, dessa forma, podem usar o mesmo conjunto mecânico, combinando um motor 1.5 turbo a gasolina com injeção direta, 150 cv de potência e 22,4 kgfm de torque, e uma transmissão de dupla embreagem e sete marchas, com tração dianteira.

Além destes, a picape média Série P é forte candidata a ser feita localmente. O modelo foi registrado há um ano e é peça-chave no plano de globalização da Great Wall. Com ela, a montadora pretende concorrer com a Toyota Hilux e se tornar uma das maiores fabricantes de picapes do mundo, ao lado da GM e da Ford, que dominam a categoria nos EUA.


Great Wall picape
Great Wall/Divulgação

Como é a picape GWM Série P

Embora não tenha dado detalhes, um rápido passeio pelo site da Great Wall mostra que a picape Poer chegará ao Brasil cheia de tecnologias. Lá na China, o modelo é vendido em diferentes versões, e com recursos modernos, como controle de cruzeiro adaptativo (ACC), bem como alerta de ponto cego e frenagem automática de emergência.

Por dentro, a picape também é moderna e traz duas grandes telas para o quadro de instrumentos e a central multimídia. Já na mecânica, o modelo tem um motor 2.0 turbo diesel de 162 cv de potência e torque de 40,6 mkgf entre 1.500 rpm e 2.000 rpm. Na versão a gasolina, o motor 2.0 turbo possuí sistema de injeção direta e gera 190 cv e 36,6 mkgf de torque.


Great Wall picape
Great Wall/Divulgação

Marca quer expansão global

Nos últimos dois anos, a Great Wall comprou fábricas da General Motors na Tailândia e na Rússia. E a montadora está perto de fazer o mesmo na Índia, assim como no Brasil (com a fábrica da Mercedes-Benz). Dessa forma, a GWM planeja globalizar suas marcas nos próximos anos, e ser a primeira fabricante chinesa a concorrer mundialmente com grandes marcas.

Nesse sentido, a operação brasileira tende a nascer como uma das maiores da empresa. Atualmente, a Great Wall tem uma pequena linha de montagem no Equador, que abastece países como Uruguai, Peru, Bolívia, Paraguai, Argentina e Chile, que é o seu maior mercado na América Latina e o sexto maior globalmente, com 2.435 unidades vendidas em 2020.




Great Wall Motors no Brasil
Great Wall Motors/Divulgação

Quem é a Great Wall Motors?

Fundada em 1984, a Great Wall Motors é uma montadora chinesa bem jovem. Nem “quarentou” ainda. Entretanto, a empresa é considerada a maior fabricante de capital privado do país. Sua especialidade são os SUVs e picapes, alguns deles muito populares na China. Atualmente, a fabricante reúne quatro marcas de veículos: Great WallHavalWEY e ORA.

A fabricante expandiu seus negócios na última década. Em 2013, comprou a Haval, marca especializada em SUVs e crossovers. Quatro anos depois, em 2017, lançou a WEY, divisão de veículos de luxo. Na sequência, em 2018, criou a ORA/Euler, marca de carros elétricos. Trata-se da fabricante que apresentou o Punk Cat, clone elétrico do Volkswagen Fusca.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.