Lançado no fim da década de 1990, o Toyota Prius revolucionou a indústria automobilística como primeiro carro híbrido produzido em série no mundo. No Brasil, o modelo chegou em 2013 já na sua terceira geração. Contudo, agora, o Prius se despede temporariamente do mercado brasileiro. Mas talvez não por muito tempo.
Peça-chave da hibridização da marca japonesa, o Prius nunca chegou a ser um sucesso de vendas por aqui, como é na Califórnia (EUA), por exemplo. Entretanto, serviu de base para o Corolla híbrido flexível, o primeiro do gênero que aceita gasolina e etanol em qualquer proporção.
Nessa linha, com o crescente domínio do SUV Corolla Cross e do irmão sedã, o Prius passou a ser um carro, digamos, sem sentido. Inclusive, o SUV da Toyota foi o híbrido mais vendido no primeiro semestre de 2021. Porém, ainda há esperanças do Prius retornar ao Brasil ainda em 2022. E como sempre pioneiro, com novidades tecnológicas.
Procurada pelo Jornal do Carro, a assessoria da Toyota explica que o principal motivo do veículo sair de venda no País é estratégia. No entanto, estão passando por um processo de avaliação para retomar as vendas com novas versões do modelo.
Trajetória no mercado brasileiro
O Prius chegou ao Brasil em 2013 na terceira geração. Logo depois, em 2016, recebeu sua quarta e atual geração, que foi reestilizada em 2019. Sob do capô, o modelo conta com um motor 1.8 a gasolina de 98 cv e 14,4 mkgf de torque. Este trabalha em conjunto com um propulsor elétrico de 72 cv e 16,6 kgfm. Assim, juntos, entregam até 122 cv de potência combinada.
Em questões de valores, o primeiro híbrido da Toyota beirava os R$ 190mil. Mas começou a ter problemas de mercado quando a nova geração do Corolla e do Corolla Cross, que também contam com um motor 1.8 a combustão junto ao elétrico, chegou ao Brasil na versão híbrida flex. Assim, o Prius foi de 853 emplacamentos em 2019 para, apenas, 3 exemplares vendidos até julho de 2021.
No entanto, é importante dizer que, em questões de consumo, os índices do Prius eram muito melhores. Na cidade, as parciais de quilometragem eram de 18,9 km/l, e na estrada, de 17 km/l. Isso contra os 16,3 km/l e 14,5 km/l, respectivamente, do Corolla sedã.
Camry também se despede
Assim como o Prius, o Toyota Camry também vai se despedir do Brasil. O sedã de luxo da montadora também não tinha bons números por aqui. Contudo, a baixa procura tem relação com o valor do veículo. Antes de sair do site, tinha preço de R$319.290.
Isso sem sequer ser híbrido. O Camry traz um motor 3.5 V6 a gasolina com 310 cv. Também cotado para voltar renovado, o sedã seguirá os passos o arquirrival Honda Accord, e terá um motor 2.5 e outro elétrico que entregarão por volta de 218 cv.
No caso do Honda Accord, a versão híbrida e:HEV traz um sistema com três motores. Um 2.0 16V a gasolina de ciclo Atkinson que gera 145 cv de potência e 17,8 mkgf de torque, junto com outros dois elétricos.
Pronunciamento da Toyota
“A Toyota do Brasil informa que, por questões estratégicas comerciais, as importações dos modelos Camry e Prius foram suspensas temporariamente no País. Estamos avaliando a retomada da oferta destes produtos para o início do ano que vem, já com as novidades das versões ano/modelo 2022, seguindo nosso compromisso de oferecer produtos de alta qualidade e que tragam sorriso no rosto dos nossos consumidores, atendendo às suas necessidades de mobilidade.
Seguimos oferecendo no Brasil uma linha de produtos robusta que conta com os SUVs Corolla Cross, SW4 e RAV4, Yaris hatch e sedã, a picape Hilux e o sedã médio Corolla. Os modelos estão disponíveis em toda rede de concessionárias da marca no País.“