Com lançamento confirmado no Brasil em 2022, a Ford Maverick já está no País via importação independente. A Direct Imports, de São Paulo, anunciou a chegada da nova picape da marca na versão topo de linha Lariat. O modelo tem mecânica híbrida e opcionais de luxo, como o sistema de som da marca premium Bang & Olufsen.
Mas chama a atenção o preço sugerido de R$ 369.900. Este é o valor pedido na Ford Maverick, que é menor que a Ranger e é feita no México. Quando chegar pelas mãos da Ford no ano que vem, a picape certamente terá preço menor, uma vez que não pagará a taxa de importação de 35%, conforme estabelece o acordo de livre comércio entre Brasil e México.
A versão Lariat é a mais cara da Maverick, com preço sugerido de US$ 25.490, o equivalente a R$ 135 mil na conversão direta e sem taxas. Por esse valor, vem de fábrica com mecânica híbrida e tração dianteira. O motor 2.5 Duratec a gasolina de ciclo Atkinson gera 164 cv e 21,4 kgfm de torque, e funciona conectado a um motor elétrico de 128 cv e 23,9 kgfm.
Segundo a Ford, juntos, os motores entregam 193 cv de potência. Além disso, a autonomia chega a 800 km, com um consumo médio na cidade de 17 km/l. Mas a Maverick Lariat também pode ter o motor 2.0 EcoBoost turbo de 253 cv e 38,3 kgfm, já presente no Bronco Sport, com tração 4×4. Esta é mais cara e custa US$ 26.575 ou cerca de R$ 141 mil.
Preço será crucial
A Ford ainda não revelou detalhes da Maverick que virá ao Brasil. Por ora, só confirmou a importação a partir de 2022. Entretanto, as fotos divulgadas também são da versão Lariat. Ou seja, o preço por aqui pode superar os R$ 200 mil, o que tornará a Maverick uma picape de nicho, sem fôlego para ameaçar a Toro, que é feita em Goiana (PE).
Para comparação, a picape da Fiat tem tabela entre R$ 120.990 e R$ 192.990 – esta com motor turbodiesel e tração 4×4. Nesse sentido, é improvável que os clientes do modelo irão trocá-lo pela Maverick híbrida. Da mesma forma, podem escolher a Ranger Black, que custa R$ 193.690. Assim, o preço da novata terá de ser “cirúrgico”.
Em tamanho, tanto a Maverick quanto a Toro têm os mesmos 1,84 metro de largura e 1,74 metro de altura. Contudo, as medidas da picape Ford são um pouco maiores quando comparados o comprimento e a distância entre-eixos. Ela tem, portanto, 5,07 m de comprimento e 3,07 m de entre-eixos, ante 4,94 m e 2,99 m da Fiat Toro, respectivamente.
Como é a Ford Maverick
Feita sobre a plataforma do SUV Bronco Sport, a Maverick entrou recentemente em produção na fábrica de Hermosillo, e já está nas lojas da Ford nos Estados Unidos. A inédita picape tem chassi em monobloco e uma caçamba com capacidade volumétrica de 942 litros. Já a sua capacidade de carga é de 680 kg, independente da mecânica escolhida.
Nos EUA, a Maverick dispõe de amplo leque de opcionais. Há, por exemplo, o pacote FX4, que adiciona itens para uso off-road, como pneus todo-terreno, protetores de motor e radiador, sistema de reboque, entre outros. Já o pacote Luxury incluí vasta quantidade de equipamentos, como bancos aquecíveis, som da B&O e controle de cruzeiro adaptativo.
Pelo valor anunciado, a Ford Maverick trazida ao Brasil pela Direct Imports tem o pacote Luxo, bem como outros opcionais. Aos interessados, a importadora aceita encomendas de outras configurações. Aos interessados, vale dizer que o modelo chegará de forma oficial em menos de um ano. Afinal, a picape vai estrear no primeiro semestre de 2022.