Restando poucos dias para o lançamento do SUV compacto Pulse, a Fiat revelou os aguardados números de desempenho do novo motor 1.0 turbo flexível que servirá aos modelos do grupo Stellantis. Pois tal como era esperado, o tricilíndrico com turbo será o mais potente do tipo no mercado, com até 130 cv de potência máxima com etanol.
O número declarado pela marca italiana supera, portanto, o 1.0 turbo flex da Volkswagen, que gera 128 cv com o combustível vegetal. Mas com gasolina no tanque, o 1.0 turbo da Stellantis também supera o rival – e com alguma folga. São 125 cv de potência máxima contra 116 cv no motor da marca alemã, disponível nos modelos Polo, Virtus, Nivus e T-Cross.
Entretanto, os motores entregam o mesmo torque. São 20,4 mkgf com ambos os combustíveis, o equivalente a 200 Nm, numeral que indica a presença deles – “200 TSI” na VW, “Turbo 200” na Stellantis. Seja como for, o 1.0 turbo da italiana entrega o torque máximo mais cedo, a partir de 1.750 rpm. No rival, os 20,4 mkgf surgem aos 2.000 rpm.
Aceleração de zero a 100 km/h
Além de mais potente, o Fiat Pulse com o novo 1.0 turbo flex também será o mais rápido na aceleração de zero a 100 km/h. Segundo a marca italiana, o SUV compacto leva 9,4 segundos. Para comparação, o Volkswagen Nivus, seu principal concorrente, leva 10 segundos para arrancar até os 100 km/h. O Pulse é mais ligeiro até que o Polo, que faz a aceleração em 9,6 s.
Consumo
A Fiat também anunciou os números de consumo do SUV Pulse equipado com o motor 1.0 turbo. Abastecido com gasolina, o utilitário tem médias de 12 km/l na cidade, e de 14,6 km/l na estrada. Segundo a marca italiana, dentre os SUVs com câmbio automático, o Pulse será o mais econômico. Entretanto, a Fiat ainda não divulgou os dados com etanol no tanque.
Novo câmbio CVT
Além de estrear o motor 1.0 turbo, o Fiat Pulse contará com o novo câmbio automático do tipo CVT. A transmissão é da japonesa Aisin e simula sete marchas virtuais, bem como oferece três modos de condução. O padrão é o modo automático, que ajusta o câmbio conforme o estilo de condução do motorista e a pressão feita no pedal do acelerador.
Além deste, há o modo manual, em que o condutor pode fazer as trocas de marcha pela alavanca ou utilizando as borboletas atrás do volante. E, por fim, há o modo Sport, que faz alguns ajustes para deixar a condução um pouco mais esportiva. Neste modo, as relações de marcha, por exemplo, são alongadas, para deixar o motor girar um pouco mais alto.
Conforme explica a Fiat, o modo Sport atua na direção, no controle de estabilidade, no mapeamento do acelerador e também altera o tempo de resposta e de troca de marchas. Outro detalhe interessante é que o novo câmbio CVT usa óleo lubrificante “for life”. Ou seja, que não exige troca ao longo de toda a vida útil do veículo, o que, segundo a Fiat, aumenta a durabilidade e reduz o custo de manutenção.
O lançamento do novo Fiat Pulse será no dia 19 de outubro.