Com suspense em torno da versão brasileira, o novo Hyundai Creta demorou a chegar por aqui. Em contrapartida, o que não demorou nada foi o aumento de preços. O SUV sequer chegou a completar dois meses da abertura das pré-vendas e já está mais caro. Os preços estão até R$ 6 mil mais salgados na versão topo de linha. Em São Paulo, onde o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é mais alto, o encarecimento chega a gritantes R$ 11.500.
Assim como praticamente todos os carros vendidos em solo nacional, a alta de preços atinge a gama em geral. De acordo com a tabela da Hyundai Motor Brasil de outubro, o modelo – lançado há um mês – parte de R$ 109.990 na versão de entrada Comfort. Reajuste de R$ 2.500 ante os R$ 107.490 pedidos no início das vendas, iniciadas em 25 de agosto.
As demais configurações da gama também ficaram R$ 2.500 mais caras, salvo o modelo topo de linha Ultimate. Agora, R$ 6.000 mais caro, o SUV completaço (e único com motor 2.0) sai por R$ 152.990. Mas, se a compra for em São Paulo, o montante pula para R$ 158.490.
Cabe salientar que o modelo antigo continua em cena. Dotado, no entanto, de motor 1.6 Flex (128 cv de potência). O visual e a mecânica são da década passada, mas nem por isso, a variante passou ilesa pelo aumento. A configuração Action pulou de R$ 96.490 para R$ 100.990 após o reajuste de R$ 4.500. É a única em que o preço é mesmo no Estado de São Paulo.
Confira os preços do Hyundai Creta 2022:
Action (versão antiga) – de R$ 96.490 para R$ 100.990
Comfort – de R$ 107.490 para R$ 109.990 (R$ 113.790 em SP)
Limited – de R$ 120.490 para R$ 122.990 (R$ 127.290 em SP)
Platinum – de R$ 135.490 para R$ 137.990 (R$ 142.790 em SP)
Ultimate – de R$ 146.990 para R$ 152.990 (R$ 158.490 em SP)
Detalhes
A princípio, o SUV deu as caras no Brasil em 2016. Entretanto, na nova geração, recebeu atualização profunda. Mesmo mantendo plataforma, o Creta mudou desde o visual até o acabamento e a lista de equipamentos. A mecânica, todavia, também é nova com a estreia do motor 1.0 Turbo GDI de 120 cv de potência nas versões Comfort, Limited e Platinum. Também usado no HB20, o propulsor desenvolve 17,5 mkgf de torque, disponíveis a 1.500 rpm.
De acordo com números da Fenabrave, associação que reúne os concessionários do País, o Creta figurou entre os dez mais vendidos da lista de automóveis e comerciais leves de setembro. Ficou na 8ª posição, com 4.550 unidades emplacadas. No respectivo mês, perdeu apenas para Jeep Compass (6.823) e Volkswagen T-Cross (5.733). No segmento de SUVs, é o terceiro do ranking, e abocanha 10% de participação.