A Kia mudou de cara. “Estamos relançando (a marca) com um novo propósito e uma nova filosofia de design”, enfatizou o presidente da fabricante sul-coreana no Brasil, José Luiz Gandini. Em transmissão ao vivo na noite desta quarta-feira (20), o executivo anunciou o novo logotipo – já modificado lá fora. E, então, prometeu um novo encontro para o início de novembro, para o lançamento de um SUV híbrido inédito.
Embora Gandini não tenha deixado claro qual seria o modelo em questão, a marca divulgou posteriormente (nesta quinta-feira, 21), que trata-se do SUV compacto Stonic. Feito no México, o veículo híbrido, inclusive, havia sido confirmado ao Jornal do Carro pela própria Kia no começo de julho (veja aqui).
Stonic, o híbrido mais barato do País
Feito sobre a mesma plataforma do hatch compacto Rio, o Kia Stonic já teve pré-vendas abertas pela Kia. Por R$ 149.990 torna-se, no entanto, o híbrido mais barato do País. O SUV – que será lançado na primeira quinzena de novembro – tem um sistema de 48V ligado ao motor 1.0 turbo GDI de 120 cv – é um “híbrido leve”. Trata-se do mesmo 1.0 tricilíndrico com turbo e injeção direta dos primos Hyundai HB20 e Novo Creta – as marcas pertencem ao mesmo grupo. O torque, por fim, é de 20,5 mkgf.
Niro pode ser próxima opção
O Kia Niro, anunciado no fim de 2020 como “o primeiro de vários carros híbridos e elétricos da marca”, também é um eletrificado que pode desembarcar por aqui em breve. O SUV, nesse sentido, já se encontra na tabela de consumo e eficiência energética do Inmetro. No entanto, seu sistema é mais avançado que o do Stonic, e conecta um motor 1.6 de 105 cv a um elétrico de 44 cv. A potência combinada, assim, alcança 41 cv. Neste caso, está mais para rival do Toyota Corolla Cross.
Plano ambicioso
Durante a live, Gandini reforçou a estratégia da Kia de liderar o mercado mundial de veículos híbridos e elétricos. Nesse sentido, relembrou o plano da marca sul-coreana de lançar sete carros 100% elétricos até 2027. Dois deles atendem pelos nomes EV1 e EV9. Assim, a montadora sinaliza que terá carros elétricos no mercado brasileiro nos próximos anos.
Com o anúncio, a Kia tenta tirar o atraso no Brasil. O novo logotipo, por exemplo, foi lançado no exterior no início deste ano. Mesmo assim, a estratégia da Kia ainda é um pouco vaga. A marca retirou o “Motors” do nome, para focar em mobilidade. Contudo, não se sabe se isso se reverterá em venda de veículos com emissão zero. Ou se a marca focará em serviços por assinatura, como várias montadoras vêm fazendo mundo afora.