Você está lendo...
Ford Maverick vem ao Brasil com preço próximo ao da Ranger Black
Lançamentos

Ford Maverick vem ao Brasil com preço próximo ao da Ranger Black

Na reta final para o lançamento, Ford Maverick estreia no início de 2022 com motor 2.0 turbo e tração integral para pegar a Fiat Toro a diesel

Tião Oliveira

19 de nov, 2021 · 7 minutos de leitura.

Publicidade

Ford Maverick
Confirmada para 2022, Ford Maverick já está disponível no Brasil via importação independente
Crédito:Ford/Divulgação

A Ford Maverick, enfim, foi apresentada no Brasil. Segundo a marca, a picape feita no México chega ao País no primeiro trimestre de 2022. Além disso, ela virá em versão única, Lariat FX4 que, de acordo com a empresa, tem perfil off-road e atributos para atrair tanto os fãs de aventura quanto quem usa o veículo predominantemente na cidade. A marca não informou os preços, mas o modelo não deve sair por menos de R$ 200 mil. Para comparação, a Ranger Black parte de R$ 210.290.

Assim como a Maverick, a Ranger Black foca o público jovem. Porém, é média, tem cabine dupla, tração 4×2 e câmbio automático de seis marchas. Feita na Argentina, traz motor 2.2 turbodiesel de quatro cilindros que gera 160 cv de potência e 39,3 mkgf de torque. Já a Maverick é intermediária. O câmbio automático tem oito velocidades e a tração é integral. Em contrapartida, seu 2.0 é só a gasolina – como o do SUV Bronco Sport.

Publicidade


Maverick tem porte de Fiat Toro

Seja como for, o 2.0 da Maverick gera 250 hp, o que dá uns 253 cv. O torque é de cerca de 38 mkgf. Porém, em relação às dimensões ela lembra as Ford Ranger, Toyota Hilux e Mitsubishi L200 quadradinhas do fim dos anos 1990. São 5,07 metros de comprimento, 1,84 m de largura e 3,08 m de distância entre os eixos. Assim, tem porte parecido com a da Fiat Toro. Para comparação, o utilitário feito em Goiana (PE) tem 4,91 m, 1,84 m e 2,99 m, respectivamente.

No visual, a Ford Maverick tem desenho parrudo. De modo geral, lembra o do Bronco Sport, que deu origem à picape. Na dianteira, chamam a atenção os faróis de LEDs com formato de C invertido. Eles são unidos por uma barra horizontal, que lembra a da F-150 vendida nos Estados Unidos. Atrás, há grandes lanternas e o nome da picape aparece em baixo relevo na parte inferior da tampa da caçamba.

Ford Maverick
Ford/Divulgação

Caçamba versátil

Os pneus são de uso misto e as rodas de liga leve têm 17 polegadas. Já o acabamento é escurecido. Outra boa solução é o plugue para conectar o sistema elétrico de reboques. A capacidade de carga é de cerca de 900 kg. Aliás, a caçamba conta com um recurso batizado pela Ford de Flexbed. Trata-se de um conjunto de soluções que permite organizar os objetos e a carga transportada de forma racional.

Por exemplo, como as laterais são baixas, é possível colocar e retirar itens da caçamba sem grande esforço. Há ainda uma ampla lista de acessórios. Como caixas, divisórias e fixadores para levar bikes. Trilhos com várias posições de ajuste podem ser fixados na parte interna da caçamba. Isso facilita a amarração da carga. No catálogo da Maverick nos EUA, a marca cita o transporte de equipamentos para pesca e escalada, entre outros.



Ford Maverick
Ford/Divulgação

Cabine lembra a do Bronco Sport

A cabine é similar à do Bronco. Inclusive, na versão que o Jornal do Carro pode conferir em um evento da Ford, havia bancos de couro em dois tons. E, assim como no SUV, o câmbio é acionado por meio de um botão giratório no console central. Além disso, o painel é digital, o volante é multifuncional e o sistema multimídia tem tela de 8″ sensível ao toque.

Entre os recursos de conveniência e segurança, a Maverick vem com o FordPass de série. O sistema permite a integração do smartphone com o sistema de conectividade Sync. Assim, o motorista passa a ter acesso a informações como nível de combustível e alertas de erro. Bem como dados do odômetro e quanto falta para a próxima revisão. Além disso, dá para, por exemplo, localizar o estacionamento mais próximo, checar o horário de funcionamento, preço e até a avaliação feita por outros usuários.

Segundo a Ford, a Maverick vai ser oferecida com uma paleta de cores exclusiva. No total, haverá dez opções, sendo que todas evocam aspectos de esportividade. São três tons de azul e dois de cinza. Além de vermelho, laranja e prata. Bem como branco e preto.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.