Chegou o momento da despedida. Tal como o Jornal do Carro noticiou meses atrás, o Fiat Uno está saindo de linha no Brasil após 37 anos. O fim da produção do modelo já estava previsto, mas trata-se de um ícone da marca – talvez o maior de todos no Brasil. Por isso, a Fiat lança o Uno Ciao (saudação, em italiano, para cumprimentar ou se despedir), série especial que marca o fim do hatch de entrada lançado em 1984.
Diferente de vários outros modelos de sucesso da marca, o Uno é o mais longevo. Por quase quatro décadas, o compacto vendeu e produziu (na fábrica de Betim, Minas Gerais) mais de 4,3 milhões de unidades.
Limitado a 250 unidades, o Fiat Uno Ciao não teve o preço divulgado. Mas no site da marca, o hatch chega ao valor de R$ 84.990. Sem opcionais, tem ar-condicionado, direção hidráulica, painel de instrumentos com tela de LCD e computador de bordo. Além disso, traz sistema de som com Bluetooth e entrada USB, e comando elétrico para travas e vidros.
Na segurança, vem com airbag duplo, freios ABS com distribuição de força e Isofix (para fixação de cadeirinha infantil). E tem um segundo retrovisor central para monitorar crianças e pets no banco traseiro.
Visual e acabamento
Visualmente, vem com carroceria pintada em Cinza Silverstone. Teto, retrovisores externos e spoiler traseiro vêm na cor preta. As maçanetas são no mesmo tom do veículo. Há, por fim, adesivo lateral com o nome Uno Ciao acompanhado da frase “La storia di una leggenda” (que significa “a história de uma lenda”, em italiano).
Com rodas de liga leve com 14″ em tom escurecido, a série limitada traz também o logo “Uno” nas cores da bandeira da Itália (branca, verde e vermelha) à esquerda da tampa do porta-malas. Da porta para dentro, padrão escurecido e acabamento bicolor. Por fim, a cereja do bolo é a pequena placa numerada (de 001 a 250), no canto do painel.