Os carros usados continuam hiper valorizados no Brasil neste início de ano. Com os preços dos modelos 0-km nas alturas, e as montadoras ainda em recuperação da crise dos chips, o jeito para muitos consumidores é buscar opções mais acessíveis que caibam no bolso. É uma questão matemática: mesmo modelos populares, como Renault Kwid e Fiat Mobi, atualmente custam a partir de R$ 50 mil.
Ou seja, os veículos usados passaram a ser as únicas opções para quem não tem grana para levar um 0-km. Recentemente, o Jornal do Carro elaborou uma lista dos carros de até R$ 40 mil. Mas, agora, listamos 10 carros usados que custam até R$ 30 mil. O levantamento foi feito com base no catálogo da Carupi, startup de compra e venda online de usados e seminovos.
Lição de casa
Garimpar opções no mercado de usados exige paciência e cuidados. Antes de sair para procurar, vale pesquisar sobre reposição de peças e custos de manutenção das opções escolhidas. É crucial também fazer um test-drive antes de fechar o negócio. Afinal, qualquer carro pode apresentar falhas e problemas mais graves, não importa se tem duas décadas de uso ou é um seminovo com baixa quilometragem. Portanto, atenção! Confira abaixo a lista de opções de carros usados por menos de R$ 30 mil.
Volkswagen Gol: R$ 26 mil
Abrimos a lista com o Gol, um dos carros mais populares do Brasil e que será aposentado ao fim deste ano. Esse adeus, contudo, será apenas um até logo, pois o Gol vai voltar totalmente remodelado por volta de 2024. Seja como for, o hatch é o campeão de vendas da marca alemã e, por isso, há diferentes gerações do Gol disponíveis no mercado de usados.
Uma delas é a terceira linha do popular (G5), que marcou a grande transformação do modelo neste século. O modelo Mi, de 2011, é equipado com motor 1.0 8V flex de 71 cv de potência. O hatch pode ser encontrado por um valor de R$ 26.500 e, dependendo da negociação, pode sair até mais barato que isso. Um ponto que chama atenção nessa versão é o consumo na estrada que, com gasolina, faz 17,8 km e, com álcool, 15,6 km de média.
Ford Fiesta: R$ 28 mil
O Fiesta também está na lista de carros que se despediram do mercado brasileiro, desde 2019. O modelo fez muito sucesso no mercado nacional e até já foi considerado um carro premium. Mas, perdeu força com o fechamento das fábricas da Ford. Apesar disso, pode ser uma boa opção para quem busca um carro confortável.
Nessa lista, vale a mencionar a versão Sport 1.0 8V flex, de 2014, que oferece até 73 cv de potência e 9,3 kgfm de torque. Na faixa dos R$28.750, podendo achar por menos, é possível encontrar um carro com ar-condicionado, rádio, travas elétricas, airbag duplo e farol de neblina.
Fiat Uno: R$ 26 mil
O Uno, mais um modelo que deu adeus ao Brasil, é encontrado por preços inferiores a R$30 mil. Contudo, é necessária uma boa pesquisa. Aqui, vamos citar a versão Vivace, de 2016, equipada com motor 1.0 8V flex e câmbio manual de 5 marchas. Esse conjunto pode entregar uma potência máxima de 75 cv e torque de 9,9 kgfm.
No entanto, um dos principais destaques do modelo é o excelente consumo. De acordo com os dados do Inmetro, com gasolina, são 11,8 km/l na cidade e 14 km/l na estrada. Já com etanol, os números caem um pouco, mas não desapontam. No total, são 8,4 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada. Além disso, por uma média de R$ 26.350, encontra-se o modelo com freios ABS, airbags frontais, entre outros equipamentos básicos.
Renault Logan: R$ 27 mil
No Brasil desde 2007, o sedã Logan sempre fez certo sucesso. Contudo, por conta da situação incerta do mercado automotivo na pandemia, a Renault resolveu investir no foco da vez: os SUVs. Por isso, não teremos a nova geração do sedã, bem como o novo Sandero.
Porém, há boas opções do Logan no mercado de usados. Uma delas é a versão Expression com motor 1.0 de 16V. O modelo, ano 2012, entrega 77 cv de potência e 10,01 kgfm de torque. Um dos pontos fortes é o tamanho do porta-malas, com capacidade de 510 litros.
Jac J3: R$ 28 mil
Importantíssimo para a história da Jac Motors no Brasil, o Jac J3 foi comercializado no Brasil entre os anos 2011 e 2017. O compacto, que tinha versões hatch e sedã, foi descontinuado, mas tem bons preços no mercado de usados. Uma versão que vale a pena conferir é a Turin 2014 com motor 1.4 16V. Com preços entre R$ 27 mil e R$ 29 mil, o modelo tem ar-condicionado, travas elétricas e faróis de neblina.
Peugeot 207: R$ 22 mil
Em 2008, a Peugeot apresentou o 207 nacional. O hatchback com o arrojado estilo da Peugeot, veio para o mercado brasileiro em três versões, sendo elas XR, XR Sport e XS. Contudo, ele nunca chegou a emplacar números excelentes, como o antecessor 206.
Mas, entre os usados, pode ser bom negócio. A versão XR (2013) com motor 1.4 8V flex oferece 82 cv de potência e torque de 12,8 mkgf. Precisa pesquisar com atenção, mas, por uma média de R$ 22 mil, é possível achar uma configuração com alarmes, travas e vidros elétricos, faróis de neblina e bancos com regulagem de altura.
Nissan March: R$ 26 mil
O Nissan March é um hatch que os brasileiros viram bastante nas ruas, pois é um dos modelos mais baratos da marca japonesa no Brasil. No entanto, nunca recebeu grandes novidades no mercado nacional. A questão é que, caso esteja à procura de um carro simples e prático, existem muitas versões usadas que são acessíveis.
O March S 1.0 16V flex gera 74 cv e 10 mkgf de torque conectado a um câmbio manual de 5 marchas. O modelo de 2013 chega até 167 km/h de velocidade máxima e tem autonomia de até 504 km com o tanque cheio de gasolina. Ele pode ser achado por valores entre R$ 24 mil e R$ 26 mil, a depender das modificações e histórico.
Chevrolet Corsa: R$ 22 mil
O Chevrolet Corsa foi um carro de muito sucesso no Brasil, desde seu desenho mais quadrado até o mais arredondado, inclusive, similar ao Gol. Com uma média de R$ 22 mil a R$ 23 mil, é possível encontrar a versão Classic 2012 com motor 1.0 8V Flex que oferece até 78 cv de potência. Mesmo com 10 anos de uso, essa configuração pode ter ar-condicionado, travas elétricas, entre outros equipamentos.
Citroën C3: R$ 23 mil
A segunda geração do C3 estreou há pouco mais de dez anos no Brasil, com o intuito de manter a marca francesa como referência entre os compactos premium. O modelo manteve boas vendas por um tempo, mas nunca chegou a ter grandes emplacamentos. Apesar disso, hoje em dia, pode ser uma boa escolha para um seminovo.
Na versão GLX, ano 2012, tem motor 1.4 8V flex de 82 cv e 12,6 mkgf de torque máximo. A autonomia dessa configuração é de 479 km com gasolina. Por uma média de R$ 23 mil, o modelo pode ter computador de bordo, rodas de liga leve, retrovisores elétricos e ar-condicionado.
Chevrolet Meriva: R$ 24 mil
Ainda com fãs no mercado brasileiro, a minivan Meriva foi uma grande aposta da Chevrolet no Brasil. Em 2012, o modelo deu adeus e foi substituído pela Spin. No entanto, ainda circulam usados por bons preços. Uma possível boa escolha é a versão Joy com motor 1.4 8V Flex, que pode ser encontrada por entre R$ 23 mil e R$ 24 mil. O modelo, de ano 2012, chega até 105 cv e 13,4 mkgf de torque. Um bom ponto é o tamanho do porta-malas, que comporta até 390 litros.