Logo no início do ano, a Ram anunciou que lançaria a picape 3500 no Brasil. Pois a promessa acaba de ser cumprida com a chegada do modelo ao País. A nova Ram 3500 desembarca como a picape topo de linha da marca do cabrito montês. Mas não é só. Trata-se da caminhonete mais potente do mercado, bem como a mais luxuosa. Com direito a painéis de madeira.
Os preços refletem o requinte a bordo. A nova picape parte de R$ 485 mil e alcança os R$ 530 mil na versão “flagship” Limited Longhorn. Ela tem farto revestimento em couro, com costuras pespontadas e muitos detalhes madeira – inclusive no volante. Por fora, tem pintura bicolor diferente, com a parte inferior marrom e o restante da carroceria na cor pérola.
Mas a cereja do bolo é o motor Cummins 6.7 turbodiesel. Ele gera 377 cv de potência máxima e impressionantes 117,27 mkgf de torque. Com essa força, a Ram 3500 pode carregar até 1.752 kg e rebocar 9.021 kg. Para efeito de comparação, a 2500 tem capacidade total de 1.088 kg e 7.861 kg de carga e reboque, respectivamente. Ou seja, há boa diferença entre elas.
- Laramie – R$ 484.990
- Laramie Night Edition – R$ 509.990
- Limited Longhorn – R$ 529.990
Visual parrudo
A Ram 3500 também se diferencia das irmãs 2500 e 1500 nos detalhes. Os faróis Matrix, por exemplo, têm quatro pontos de luz e iluminação Full LEDs com ajustes automáticos. Já a grade frontal gigante exibe cromados e linhas horizontais. No teto, há cinco luzes refletoras que dão identidade própria. Por fim, a picape traz o emblema ”3500 Heavy Duty” no capô.
Em relação às tecnologias, a Ram 3500 traz tudo e mais um pouco. No painel, o destaque é a gigantesca central multimídia Uconnect de 12 polegadas. Ela tem conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, e permite conectar até dois smartphones de forma simultânea. No mais, tem GPS nativo da Tom Tom, câmeras 360° e carregador por indução.
Em relação aos materiais de acabamento, a Ram 3500 vai na contramão de carros elétricos “veganos”, que descartam couro animal, como o Volvo C40 Recharge. Ela traz couro natural certificado por toda a cabine, com detalhes que remetem ao universo campestre, como os bolsões atrás dos bancos com fivelas de metal. Da mesma forma, a madeira a bordo é de lei.
Ram 3500 exige categoria “C”
Apesar de ser feita no México e não pagar taxa de importação, a Ram 3500 rompe a barreira do meio milhão de reais. Para além do preço de luxo, os motoristas precisarão ter a carteira de habilitação “C” – afinal, o peso bruto total (PBT) é de 5.352 kg.
Assim como os caminhões, a picape 3500 tem tanquinho de ureia (Arla 32) para tratamento dos gases de escape. Ela também tem estribos elétricos retráteis. Outro detalhe interessante é a caçamba com capacidade de 1.280 litros e que permite acoplar trailers. Esse número soma os compartimentos laterais de carga (RamBox), com até 122 litros cada um. Mas a Limited Longhorn pode vir sem eles, e entregar volume total de 1.628 litros.