Depois de alguns meses de espera, a Chevrolet lançou o novo Equinox 2023 no Brasil. O SUV médio, que passou por reestilização, é o primeiro da marca a trazer maior conectividade e uma lista extensa de equipamentos de segurança. Embora não tenha recebido mudanças mecânicas, ele aterrissa em território nacional em duas versões, a Premier e a RS.
Mesmo sem grandes transformações, o novo visual traz linhas mais modernas ao Equinox. Na dianteira, por exemplo, o destaque são os faróis full LEDs separados em duas partes por um filete cromado. Além disso, a grade frontal também foi remodelada e está menor. Na traseira, chamam a atenção as novas lanternas com novo desenho de luzes.
No geral, as duas versões se diferenciam no visual. A Premier, topo de linha, tem aparência mais sofisticada e conta com detalhes cromados na carroceria – por exemplo, na grade e nas janelas. Já o Equinox RS tem proposta esportiva. Dessa forma, traz grade preta com desenho de colmeia e o emblema que identifica a versão. No mais, a fabricante adicionou acabamentos em preto brilhante, rodas escurecidas e uma pintura exclusiva, a vermelho Ruby.
Muita tecnologia
Concorrente direto de Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e VW Taos, o novo Equinox aposta em novas tecnologias. A multimídia MyLink, com tela de 8 polegadas e GPS integrado, ganhou aplicativos nativos, como Spotify e Alexa, a assistente virtual da Amazon. O plano é que, futuramente, ela permita abrir vidros, regular a temperatura, entre outras funções.
O modelo conta ainda com Wi-Fi a bordo, bem como espelhamento sem fio com Android Auto e Apple Car Play. O app MyChevrolet, que permite dar comandos à distância pelo smartphone, também estreia com a linha 2023. Outra novidade é que o SUV traz atualizações dos recursos de segurança, assim como o serviço OnStar. No mais, tem som Bose.
Recursos semiautônomos
Na segurança, o SUV ganhou alerta de colisão frontal com sistema de frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego, faróis com faixo alto automático, assistente de permanência em faixa e alerta de tráfego traseiro. Além disso, o Equinox tem abertura e fechamento da tampa do porta-malas eletricamente, com projeção do logo da Chevrolet, rodas de liga leve de 19 polegadas com acabamento diamantado, teto solar panorâmico e assistente de manobra.
E o desempenho?
Apesar das mudanças, o SUV não traz novidades mecânicas. Ou seja, mantém o motor 1.5 turbo de quatro cilindros e injeção direta de gasolina, que gera 172 cv de potência e 27,8 mkgf de torque. Da mesma forma, o câmbio automático de seis marchas permanece. De acordo com a Chevrolet, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 9,2 segundos. A tração pode ser dianteira ou integral. O preço ainda não foi anunciado, mas é certo que será maior que o praticado até o ano passado, quando o Chevrolet Equinox tinha tabela de R$ 212 mil.