Logo que os SUVs começaram a se destacar no Brasil, a Honda apresentou o HR-V. O utilitário surgiu como protótipo no Salão do Automóvel de São Paulo de 2014, e chegou às lojas já no começo de 2015, quando o mercado brasileiro tinha poucos SUVs. Ou seja, a marca japonesa se antecipou à tendência, e lançou seu utilitário antes mesmo de a Jeep começar a vender o Renegade. Resultado: o HR-V foi líder de mercado nos dois primeiros anos.
Depois, veio um novo adversário, o Jeep Compass. E, a partir de 2016, não parou de chegar SUV novo no País. De pioneira, a Honda demorou a se mexer, e deu espaço para concorrentes ganharem o segmento. Mas isso vai mudar de novo. A montadora finalmente vai lançar a nova geração do HR-V no Brasil. E, para 2023, prepara o lançamento do ZR-V.
Produção nacional?
Trata-se do inédito SUV feito sobre a base da nova geração do Civic e feito para concorrer diretamente com o Toyota Corolla Cross. Inclusive, o utilitário será híbrido flex e vem acabar de vez com o reinado do Jeep Compass na categoria. Na última semana, a marca revelou novos modelos na China, e, em seguida, apresentou o ZR-V e:HEV na Europa.
No Brasil, por ora, a marca japonesa apenas confirmou que vai lançar um novo SUV. Contudo, o mais provável é que o modelo também se chame ZR-V por aqui. Da mesma forma, é possível ter sua produção nacional na fábrica de Itirapina (SP), onde é feita a nova linha City. Caso contrário, dificilmente o utilitário brigará pela liderança da categoria.
Híbrido flex
No anúncio aos europeus, a Honda diz que o ZR-V será posicionado entre o novo HR-V e o CR-V – que teve as primeiras imagens reveladas. Pois a estratégia será rigorosamente a mesma no Brasil. Ou seja, o “SUV do Civic” será um pouco maior que o HR-V, com até cinco lugares e porta-malas mais próximo dos 498 litros do Volkswagen Taos.
Mas o seu trunfo será o sistema híbrido e:HEV. Ele estreou aqui com o Accord híbrido, e está na nova geração do Civic, confirmada para o último trimestre. O conjunto traz o motor 2.0 a gasolina de quatro cilindros e capaz de gerar 145 cv e 17,8 mkgf de torque máximo. Ele trabalha combinado a um motor elétrico, uma bateria e o câmbio e-CVT.
Fica a expectativa pela “tropicalização” do sistema híbrido, que será flexível, tal como no Corolla Cross. Caso isso se confirme, o Honda ZR-V já chegará com média de consumo e níveis de emissões que serão obrigatórios a partir de 2025, quando entre em vigor o Proconve L8, próxima fase do Programa de Controle de Emissões por Veículos.
Mas, trazendo o ZR-V para a realidade brasileira, é esperado que o SUV tenha opção com motor a combustão. Dessa forma, o modelo deverá vir com conhecido 1.5 turbo, que ganhará versão flexível na chegada do novo HR-V. Com a conversão, deverá alcançar 178 cv de potência, ou seja, sob medida para concorrer com o Compass 1.3 turbo.
Novo HR-V inicia ofensiva em agosto
A cerca de dois meses do lançamento, o novo Honda HR-V já tem um hotsite no Brasil para os interessados se cadastrarem. A página traz uma imagem sombreada da dianteira do SUV compacto e um formulário que pede nome, e-mail, CPF e telefone celular para quem quiser “acompanhar todas as novidades” do New HR-V.
A nova geração do SUV estreia em agosto, com produção em Itirapina. O modelo da geração anterior teve a produção encerrada no início de 2022, quando a Honda, então, concluiu a migração da produção de automóveis da unidade de Sumaré para a nova fábrica no interior paulista.