A Volkswagen está investindo pesado na sua gama elétrica. Com um portfólio consolidado da família ID – que conta com a ID.Buzz (a Kombi elétrica), o hatch ID.3 e os SUVs ID.4 e ID.5 – a marca alemã agora vai lançar seu primeiro sedã movido a baterias, o ID.Aero. A apresentação será no dia 27 de junho. No entanto, os teasers divulgados pela VW antecipam como a novidade vai ser. E podemos dizer que ele será um sucessor espiritual do Passat.
Inicialmente, o sedã elétrico será comercializado só na China. Por lá, chega no segundo semestre de 2023. Mas, a VW já confirmou que o ID.Aero também terá produção na Alemanha, seguindo futuramente para o mercado europeu e para os Estados Unidos. Por conta disso, é bem possível que o nome não seja o mesmo. Isso porque, segundo as informações, “Aero” será utilizado apenas no mercado chinês. Recentemente, a Volkswagen chegou a registrar o nome ”ID.7”, um forte candidato para quando o modelo chegar em outros países.
Por ora, a alemã não divulgou detalhes técnicos do sedã. Contudo, garantiu que ele terá estilo dinâmico e amplo espaço interno. Além disso, confirmou que a novidade usa a arquitetura MEB – exclusiva dos modelos elétricos da Volkswagen.
Design moderno
Com base nos spoilers, é possível notar que o sedã ganhou um teto curvado que remete bastante ao estilo cupê, o que entrega uma cara bem jovial para o modelo. Inclusive, as linhas gerais são similares aos do ID.4 e ID.5, mas conta com um filete iluminado que cruza toda a dianteira do veículo. De acordo com a Volkswagen, o modelo será grande, totalizando em 5 metros de comprimento. Ou seja, acaba sendo maior que o seu antecessor Passat.
Na traseira, não há muitas revelações. Mas as lanternas em LED vão seguir a mesma assinatura da frente. Assim, cruzam o porta-malas de ponta a ponta. No desenho, as maçanetas são “invisíveis” e as rodas são prateadas e têm desenho exclusivo para o sedã.
700 km de autonomia?
Embora não tenha muitas informações sobre quantidade versões, motores e preços, espera-se que o ID.Aero tenha opções com tração traseira e integral. Segundo os rumores, o modelo terá as versões perua e fastback, mas ainda não há confirmações da própria VW.
A bateria certamente terá alta capacidade, com 84 kWh. Portanto, o sedã elétrico vai impressionar na autonomia, com até 700 km no clico WLTP. Enquanto isso, ao que parece, ele deve herdar muitos recursos dos seus irmãos, inclusive, os motores.