Você está lendo...
Volkswagen libera Android Auto sem fio na multimídia VW Play
Notícias

Volkswagen libera Android Auto sem fio na multimídia VW Play

Espelhamento wireless de smartphones com sistema Android foi liberado pela VW; função sem uso de fios já estava disponível para donos de iPhone

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

14 de mai, 2022 · 4 minutos de leitura.

VW
VW Play tem tela de 10" e memória de 10 GB para instalação de aplicativos
Crédito:Volkswagen/Divulgação

A central multimídia da Volkswagen surgiu há dois anos como uma das mais modernas do mercado. Entretanto, como a tecnologia caminha a passos largos, o sistema da marca alemã ficou defasado. Além de não oferecer conexão própria de internet, não oferecia conexão sem fio para espelhamento de smartphones. Pois a multimídia VW Play passa a oferecer o recurso aos usuários de celulares com sistema Android.

Desse modo, Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos e Jetta GLI, produzidos em 2022, recebem o upgrade. Além do espelhamento sem fio, a nova versão do sistema permite pareamento de até dois telefones simultaneamente via Bluetooth para receber ligações. A função wireless, no entanto, já estava disponível para celulares com sistema operacional iOS.

Volkswagen Taos assinatura
Diogo de Oliveira/Estadão

Demais funções

Composto 100% por botões virtuais e com memória de 10 GB, o VW Play, agora, tem perfil multiusuário. Nele, até três perfis podem ser criados. Cada um conta com senha específica, garantindo ajustes de preferências individuais, como sintonia de estações de rádios ou o idioma, por exemplo. Novas cores para o sistema também estão disponíveis. Para isso, basta fazer o download do aplicativo na VW Play Apps.



Criada pela divisão brasileira da Volkswagen, a central multimídia VW Play chegou ao mercado junto com o Nivus, no primeiro semestre de 2020. Com 10,1", a tela configurável abrange diversas funcionalidades. Dentre elas, o sistema de infotainment tem capacidade de ler praticamente todos os formatos de mídia. Em síntese, reúne informações do veículo, do sistema de som, de conectividade, de streaming de conteúdo, de aplicativos e de serviços.

VW
Volkswagen/Divulgação

De acordo com a Volks, para quem possui modelos equipados com o VW Play produzidos anteriormente, há possibilidade de atualização do sistema ao longo das revisões periódicas do veículo. Não há custos. Com o sistema, inclusive, dá para realizar o agendamento da revisão pelo painel do carro.

À época do lançamento, vale lembrar, a VW criou parceria com algumas empresas. Por exemplo, com a Estapar, dava até para fazer reserva nos serviços de estacionamentos. Pedido de socorro na Porto Seguro, no entanto, também estava na lista. No lançamento do Nivus, a princípio, a Volks deu até tag de pedágio do Sem Parar. A ausência de cobrança durou 3 meses.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se