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Flagras revelam novo Hyundai HB20 com visual inspirado no Tucson
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Flagras revelam novo Hyundai HB20 com visual inspirado no Tucson

HB20 reestilizado aparece sem disfarces em flagra e mostra novo conjunto de grade e faróis, e as lanternas interligadas; veja como ficou

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

29 de jun, 2022 · 5 minutos de leitura.

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HB20
Novo HB20 tem grade dianteira dividida em seções superior e inferior
Crédito:Reprodução/@danielmotafilms

Às vésperas do lançamento, o novo Hyundai HB20 teve o seu visual revelado antes da hora. Flagras aparentemente feitos no pátio da fábrica de Piracicaba (SP) mostram o hatch compacto com a dianteira e a traseira completamente renovadas. O flagra foi feito pelo perfil @danielmotafilms, do Instagram, e logo se espalhou pelas redes. Embora seja uma reestilização do modelo atual, que estreou em 2019, a plástica será mais profunda nos faróis e lanternas.

Depois de diversas críticas em relação ao visual, o HB20 ficará mais atual. É notável a inspiração em modelos como i20 (seu irmão europeu) e o novo Tucson – ambos não estão à venda no Brasil. No começo de junho, o Jornal do Carro publicou projeções do hatch que mostravam a grade dividida em duas seções, bem como os faróis redesenhados – que lembram os do Caoa Chery Arrizo 6. As luzes de seta desceram para o para-choques.

HB20
Reprodução/@danielmotafilms

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Atrás, a mesma solução. Setas migraram para a parte inferior do (renovado) para-choque – a de ré já era assim. Mas o que mais chama a atenção é o formato das novas lanternas. Em estilo bumerangue, ficam ligadas por uma barra – provavelmente iluminada por luzes de LEDs. A tampa do porta-malas também é nova e o logotipo da marca vem ao centro. Como se trata de uma reestilização de meia vida, o volume do porta-malas deve manter os 300 litros.



Mecânica

Por falar em mudança, certamente o motor será renovado. Afinal, o Hyundai HB20 precisa se adequar aos novos limites de emissões e ruídos do Proconve L7. Assim, ganhará mais versões com o motor 1.0 turbo TGDI flex. Especulações apontam que o motor 1.0 aspirado de três cilindros receberá ajustes para ser mais eficiente e reduzir o consumo de combustível. Já o câmbio continuará manual ou automático, ambos com seis marchas.

Do lado de dentro ainda nada se sabe ao certo. Contudo, o HB20 2023 pode ganhar painel ao estilo do i20, com as telas do quadro de instrumentos e do multimídia conectadas. Por outro lado, pode ganhar redesenho mais simples e novos itens de conectividade e segurança. Por ora, é o mistério que resta. Os flagras também não mostram como ficou o sedã HB20S, que deve receber as atualizações. A previsão é que o hatch chegue às lojas em julho.


Números de mercado

Cabe recordar que o Hyundai HB20 – na segunda geração, de 2019 – vive excelente fase no mercado brasileiro. Afinal, em maio, foi o automóvel mais vendido do País. Entretanto, neste mês, não deve repetir o feito, até por causa da reestilização.

Hyundai/Divulgação

De acordo com números prévios da Fenabrave, associação dos concessionários, o compacto está atrás do VW Gol em junho. Os números apontam que, até esta terça-feira (28), o HB20 emplacou 5.997 unidades, enquanto o hatch rival tem 7.708 emplacamentos.


Ainda assim, em 2022, o compacto continua no topo do ranking. Tem, dessa forma, 34.897 unidades emplacadas entre janeiro e maio. São 4.996 exemplares a mais que o segundo colocado, o arquirrival Chevrolet Onix, no acumulado deste ano.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.