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Honda CG 160 e VW Gol lideram lista de modelos mais roubados de SP
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Honda CG 160 e VW Gol lideram lista de modelos mais roubados de SP

Estudo da Ituran com base em números da SSP-SP revela mais de 50 mil casos de veículos roubados/furtados no Estado de São Paulo de janeiro a maio deste ano

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

13 de jul, 2022 · 7 minutos de leitura.

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roubados
VW Gol é o carro mais roubado/furtado do Brasil; maioria tem mais de 10 anos de uso
Crédito:Volkswagen/Divulgação

Com base em números da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), a Ituran, empresa especialista em monitoramento veicular, divulgou levantamento que mostra os carros e motos mais roubados do Estado no primeiro semestre de 2022.

De acordo com os dados, que englobam o período entre janeiro e maio, foram registrados 50.959 roubos e furtos de automóveis e motos em São Paulo. Os números apontam que os roubos representam 27,3% do total. Enquanto isso, o saldo restante corresponde aos furtos praticados por criminosos no Estado: 72,7%. Os gráficos apontam que o mês mais violento deste ano foi março, com 11.146 casos. Foram 3.003 roubos e 8.143 furtos.

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PIXABAY

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Cabe explicar que, em casos de roubo, a vítima fica sob ameaça de arma (branca ou de fogo). Já os furtos são praticados por meliantes que levam o veículo silenciosamente, sem abordagem. Ainda com base nos dados da SSP-SP, o dia da semana em que há mais registros desse tipo de crime é a quinta-feira, com 8.619 casos (16,9% do total). Além disso, o período da noite é o mais perigoso, com mais de 16 mil casos, o que representa 32,5% das ocorrências.

Sobre a idade média dos veículos, a preferência dos ladrões é por modelos com mais de 10 anos de vida útil. Em números, 17.743 casos registrados entre janeiro e maio referem-se a exemplares com mais de uma década, ou seja, 34,8%. A sequência fica assim: 5 a 10 anos (15.220), com 30,5%; 2 a 5 anos (11.426), 22,4%; e, por fim, modelos zero km e seminovos (até 2 anos). Estes somaram 5.692 dos roubos/furtos e 11,2% de participação na estatística.

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Volkswagen/Divulgação

Os veículos

Em relação aos veículos mais roubados e furtados de 2022 em São Paulo, a Honda CG 160 e o Volkswagen Gol lideram. Foram, respectivamente, 3.982 e 2.634 unidades. Isso acontece porque trata-se dos modelos mais populares nos respectivos segmentos de moto e carro. Assim, há milhares de unidades nas ruas. Isso, consequentemente, torna ambos mais cobiçados. Na sequência, por fim, o Chevrolet Onix fecha o pódio, com 2.154 registros.

motos
Honda/Divulgação

Veja o ranking dos veículos mais roubados/furtados de janeiro a maio de 2022:


1) Honda CG 160 – 3.982
2) VW Gol – 2.634
3) Chevrolet Onix – 2.154
4) Fiat Uno – 1.946
5) Fiat Palio – 1.425
6) Hyundai HB20 – 1.421
7) Honda CG 150 – 1.382
8) Chevrolet Corsa – 1.314
9) Ford Ka – 1.310
10) VW Fox – 1.109
11) Honda CG 125 – 1.046

Localizações

Importante também destacar que as cidades com o maior número de roubos e furtos de veículos no referido período são São Paulo (21.741), Santo André (2.605), Campinas (2.197), Guarulhos (1.834) e São Bernardo do Campo (1.563).

Pelos dados da Ituran, como a maioria dos veículos foram roubados ou furtados na capital paulista, os bairros da metrópole se destacam nos números de ocorrências. Assim, a lista abre com o Centro da cidade, com 2.717 ocorrências. Na sequência vêm Rural e Tatuapé com, respectivamente, 583 e 512 unidades.


Fila de motos no corredor
Crédito: Clayton de Souza/Estadão

Motos têm planos de seguros para terceiros

Desde maio, a Ituran oferece, em parceria com a Tokio Marine Seguradora, o seguro de motos contra danos materiais e corporais causados a terceiros. A empresa, por meio da nova modalidade, garante a indenização que o assinante pagaria em casos de danos materiais e/ou corporais. Os valores têm limite de R$ 30 mil.

“A nova cobertura para motos chegou para complementar o seguro contra roubo e furto que já oferecemos”, enfatiza o diretor comercial varejo/produtos da Ituran Brasil, Roberto Posternak. De acordo com a empresa, a mensalidade parte de R$ 150 – a depender do perfil do interessado.




Onde tem disponibilidade?

O seguro serve apenas para motos de uso particular e com até 400 cc e 6 anos. Ou acima de 400 cc com até 10 anos de uso. A princípio, os planos da Ituran estão disponíveis para o Estado de São Paulo e as capitais de Minas Gerais (Belo Horizonte), Paraná (Curitiba), Pernambuco (Recife), Bahia (Salvador). Por fim, a cidade baiana de Lauro de Freitas também conta com a cobertura para motos. A meta é expandir para outras cidades.

O plano citado pelo executivo trata-se do Ituran com Seguro Motos, que reúne rastreador e apólice desde setembro de 2021. Nele, são cobertos perda total por roubo, furto e incêndio (indenização de até 100% da tabela Fipe). Além de monitoramento em tempo real pelo smartphone, o contratante pode obter serviços adicionais de reparos de lataria, faróis, lanternas e retrovisores e/ou proteção de pneus e suspensões, por exemplo.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.