Após a confirmação do nome Fastback, em junho, a Fiat mostra a silhueta do seu novo SUV compacto que tem estreia prevista para outubro. A imagem mostra a lateral do utilitário, que terá estilo de cupê na traseira, com o teto inclinado. Por ora, a montadora italiana diz apenas que o Fastback “conta com uma silhueta alongada, capô maior e traseira levemente levantada próxima ao porta-malas, além das lanternas e faróis que invadem as laterais”.
O modelo projetado pelo centro de estilo da América do Sul será feito em Betim (MG) sobre a plataforma MLA. Trata-se, portanto, da mesma arquitetura do Fiat Pulse. Os dois SUVs inclusive serão semelhantes por dentro, mas o Fastback terá mais recursos, como acabamento em black piano e freio de estacionamento eletrônico por botão, por exemplo. Os detalhes, entretanto, surgiram em março por meio do flagra do painel do Fastback (veja abaixo).
O flagrante entregou que o Fastback terá muito do Pulse, com soluções como duas telas no painel (quadro de instrumentos com 7″ e multimídia com 10,1″), bem como Android Auto e Apple Carplay sem fio e conexão própria de internet.
O Fastback também virá moderno na segurança. Ou seja, terá assistentes semiautônomos de condução, como frenagem automática de emergência com detector de pedestres e ciclistas, e assistente de permanência em faixa com correção do volante. Por fim, ajuste automático dos faróis Full LEDs e controle de tração TC+ completarão a lista.
Motores
Na mecânica, o Fastback terá apenas motores turbo flex. As versões de entrada usarão o 1.0 de três cilindros e injeção direta que é hoje o mais potente da cilindrada, com até 130 cv. Já o torque máximo atinge 20,4 mkgf a 1.750 rpm. O câmbio será sempre automático CVT com 7 marchas virtuais. E tem modo Sport, como no irmão Pulse.
Já as versões mais caras terão o motor 1.3 turbo flex, o mesmo já disponível na Fiat Toro e nos SUVs da Jeep (Renegade, Compass e Commander). Com potência de 185 cv e torque de 27,5 mkgf, esse motor atua em conjunto com o câmbio automático de 6 marchas. Tudo indica que este será o conjunto mecânico, afinal, já cumpre o Proconve L7.
Concorrência
Revelado no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018, o Fastback, ao contrário do que parece, não vem para concorrer com o Volkswagen Nivus. O modelo – que tem porte maior – deve disputar o mercado de SUVs compactos convencionais, como Chevrolet Tracker, Hyundai Creta e companhia. A meta é torná-lo “um dos protagonistas no reposicionamento da marca no mercado”, conforme aponta a Fiat. Se vai cair no gosto popular, só o futuro vai dizer.