No mês de novembro, a Volkswagen vai encerrar a produção do Gol após 42 anos. Inclusive, nos últimos dias, publicamos no Jornal do Carro projeções exclusivas da edição de despedida “Final Edition”. Mas o maior campeão de todos os tempo da marca alemã vai se aposentar muito bem, obrigado. Em julho, o hatch popular foi o modelo mais vendido do País, e superou a picape Fiat Strada, que lidera as vendas de carros e comerciais leves desde 2021.
De quebra, o VW Gol também somou mais emplacamentos que o Hyundai HB20 no último mês, justamente quando o compacto da marca sul-coreana ganhou reestilização. Dessa forma, o veterano da VW se superou mais uma vez, vendendo quase 12 mil unidades. Enquanto isso, a picape da marca italiana ficou com cerca de 10 mil vendas.
Outro modelo que teve recuperação expressiva foi o Chevrolet Onix, que ficou fora do “top 10” de junho. Desta vez, o hatch feito em Gravataí (RS) ocupou a terceira posição da lista, com 8.837 emplacamentos. Por sua vez, o sedã Onix Plus também voltou a aparecer no topo, e ficou em quinto lugar. Assim, a quarta posição foi para o HB20, que acaba de ganhar reestilização. Contudo, a diferença para o hatch da Chevrolet foi pouca, com 8.156 unidades.
Dança das cadeiras
A partir da sexta posição, que ficou com o Fiat Argo – depois de desaparecer do “top 15” em junho – o ranking resgatou modelos que já não apareciam por um tempo nas vendas. Esse é o caso, por exemplo, do Volkswagen Voyage. Assim como Gol, o sedã de entrada sairá de linha em breve no Brasil, mas teve um desempenho surpreendente e conseguiu ficar em 11° lugar, com 4.776 unidades. Já o Renault Kwid, que vem enfrentando altas e baixas nos emplacamentos, caiu da 9° para a 12° posição, com cerca de 4.500 emplacamentos.
E os SUVs?
Mesmo com praticamente a metade das vendas gerais de carros em 2022, os SUVs sofreram leve queda em julho. Assim, aparecem apenas a partir do 7° lugar com o Chevrolet Tracker. O modelo, inclusive, recuperou-se da queda após passar um tempo em ascensão. Atrás dele, em oitavo, aparece o Fiat Pulse. Embora não seja barato (parte de R$ 95.290 na versão Drive 1.3), o SUV pequeno feito em Betim (MG) atua num segmento promissor.
Em seguida, outra surpresa. O Nissan Kicks, que não constava no “top 10” há tempos, foi o 9° lugar. Depois vem Hyundai Creta e a dupla Compass e Renegade, da Jeep. Vale dizer que o VW T-Cross, que foi o quarto colocado em junho, sequer aparece no ranking abaixo.
Os 15 modelos mais vendidos do ranking em julho de 2022:
- 1º) VW Gol – 11.925 unidades
- 2º) Fiat Strada – 10.897 unidades
- 3º) Chevrolet Onix – 8.837 unidades
- 4º) Hyundai HB20 – 8.156 unidades
- 5º) Chevrolet Onix Plus – 8.135 unidades
- 6º) Fiat Argo – 6.103 unidades
- 7º) Chevrolet Tracker – 5.998 unidades
- 8º) Fiat Pulse – 5.300 unidades
- 9º) Nissan Kicks – 5.221 unidades
- 10º) Hyundai Creta – 5.125 unidades
- 11º) VW Voyage – 4.776 unidades
- 12º) Renault Kwid – 4.489 unidades
- 13º) Jeep Compass – 4.402 unidades
- 14º) Fiat Toro – 4.333 unidades
- 15º) Jeep Renegade – 4.264 unidades
Ranking das marcas
A lista das marcas não passou por grandes alterações. A Fiat, por exemplo, continua líder absoluta do mercado. Neste mês, vendeu 35.680 unidades ao todo e, assim, ficou com 21,10% de participação. Já o segundo e o terceiro lugar continuam disputados pela Volkswagen e General Motors. Mas, diferente do mês anterior, a GM fechou na frente, deixando o terceiro lugar para a marca alemã. Respectivamente, elas venderam 27.938 e 27.412 unidades.
Nas demais posições, encontramos Toyota, Hyundai e Renault, que desbancou a Jeep e deixou a fabricante de utilitários em sétimo lugar. Em seguida, vem a Nissan, a Honda e a Peugeot. Contudo, cabe prever que a marca japonesa deve subir nas próximas semana com o lançamento do novo HR-V, que acaba de entrar em pré-venda. A disputa ficou assim:
- 1º) Fiat: 35.680 (21,10%)
- 2º) General Motors: 27.938 (16,52%)
- 3º) Volkswagen: 27.412 (16,21%)
- 4º) Toyota: 16.745 (9,90%)
- 5º) Hyundai: 14.309 (8,46%)
- 6º) Renault: 11.259 (6,66%)
- 7º) Jeep: 10.170 (6,01%)
- 8º) Nissan: 6.312 (3,73%)
- 9º) Honda: 3.975 (2,35%)
- 10º) Peugeot: 3.495 (2,07%)
Mercado em retomada
O mercado de carros novos segue com dificuldades por causa dos reflexos da pandemia da Covid-19. E isso fica cada vez mais claro nos números de emplacamentos de julho, segundo a Fenabrave – federação dos concessionários. Em relação ao mês anterior (junho), houve singelo aumento de 2,20% nas entregas. Assim, a diferença nas vendas foi mínima, totalizando em 169.093 unidades, ante as 165.470 do sexto mês do ano. De toda forma, o segundo semestre promete números melhores. E contará com o reforço do IPI reduzido, que foi decretado na última semana.