Um “desafio virtual” lançado na rede social TikTok – e que também chegou ao Youtube – fez disparar o número de furtos de carros da Kia nos Estados Unidos. Segundo autoridades locais, tem estado no país com alta de quase 3.000% neste tipo de crime, tudo por causa dos vídeos que mostram como roubar veículos da marca sul-coreana com um cabo USB.
O chamado “Kia Challenge” – ou “Kia Boys” – mostra como dar a partida no motor de modelos mais antigos da Kia, de uma década atrás. Entretanto, veículos da Hyundai feitos entre 2015 e 2021 também oferecem a mesma brecha. Afinal, as marcas produzem carros sobre a mesma plataforma, com mecânica e componentes compartilhados.
Facilidade atrai delinquentes
Nos vídeos (que não exibiremos aqui por questões óbvias), os meliantes mostram o procedimento com os rostos cobertos e luvas para não deixar suas impressões digitais. Eles levantam uma tampa atrás do volante e, com o cabo USB, fazem ligação direta em um circuito. Desse modo, dão a partida no veículo. Detalhe: a maioria dos ladrões têm entre 14 e 17 anos.
Essa ação que permite ligar os carros de Kia e Hyundai é possível em modelos que não trazem imobilizador eletrônico do motor. Nesses carros, a partida é feita à moda antiga, com a chave no contato, e não de forma eletrônica, por meio de botão. Ou seja, permitem usar o cabo USB para burlar o sistema e fazer a ligação direta.
Além do furto, os criminosos estão usando os veículos para praticar rachas. Por isso, estados como Flórida, Ohio e Texas começaram a distribuir travas de volante aos proprietários de modelos das duas marcas. Por meio do Twitter, as autoridades de São Petersburgo pedem que os proprietários tenham cautela e “travem as portas de seus carros”.
De acordo com as montadoras do grupo Hyundai, todos os veículos novos à venda nos EUA trazem imobilizadores eletrônicos de motor como item padrão. O posicionamento tenta, portanto, conter a repercussão negativa que essa onda de arrombamentos e roubos possa trazer para a imagem das marcas, que são populares nos EUA.