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Os carros elétricos e híbridos mais vendidos do mundo em 2022
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Os carros elétricos e híbridos mais vendidos do mundo em 2022

Embora Tesla seja líder absoluta nos elétricos, BYD cresce com 6 modelos no top 15 e ganha no ranking das marcas neste primeiro semestre de 2022

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

09 de ago, 2022 · 8 minutos de leitura.

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elétricos
Tesla Model Y continua no topo das vendas, mas modelos da BYD, Volkswagen e Caoa Chery avançam no mercado
Crédito:Divulgação

Com vendas recordes em junho, os carros elétricos continuam a crescer em ritmo acelerado. No 6° mês do ano, o mercado de carros plug-in – elétricos puros a bateria (BEVs) e híbridos que recarregam em tomadas (PHEV) – registrou alta de 54% em relação ao mesmo período de 2021. Assim, no acumulado de 2022, esses modelos superaram pela primeira vez os dois dígitos, com participação de 16% nas vendas totais de veículos – incluindo modelos a combustão.

Apesar de adversidades como, por exemplo, a alta da inflação e a escassez de componentes, o segmento alcançou a marca de 913 mil unidades entregues. Ou seja, um novo recorde mensal. Mas não é só: acredita-se que, até setembro deste ano, os emplacamentos desses modelos deverão superar a marca de um milhão de unidades.

Tesla Model 3
Divulgação/Tesla

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Semestre histórico

No acumulado de 2022, o ranking tem a Tesla na liderança. Entre os veículos, Model Y e Model 3 continuam no primeiro e segundo lugares. Em seguida está o Wuling Hong Guang Mini EV, que é feito em parceria com a GM – e é o carro elétrico mais vendido na China. Inclusive, a diferença para o Model 3 é de 11 mil unidades. Assim, o sedã da marca de Elon Musk ficou com 219 mil emplacamentos, enquanto o carrinho chinês teve 207.829 emplacamentos.

Na sequência, aparece a BYD. Há um ano, o único carro da chinesa no ranking era o Han, sedã elétrico que chegou neste ano ao Brasil. Mas, agora, a marca tem 6 modelos no “top 15”. O quarto lugar em 2022 é do SUV Song, SUV híbrido que estreia aqui agora no 2° semestre, na versão Plus. Depois, em quinto colocado, está o sedã Qin Plus, que também virá no mesmo período. Vale dizer que ambos têm conjunto híbrido plug-in – não são 100% elétricos.


Além do Han, a BYD comercializa no Brasil o SUV de sete lugares Tan, que é o 10° veículo mais vendido deste ano no ranking do portal EV Volume. Ambos são modelos premium. Com os híbridos a caminho, a marca chinesa abrirá novas possibilidades por aqui. Outros modelos da montadora que aparecem no ranking mundial são o hatch Dolphin, atual carro de entrada da marca, bem como o SUV compacto Yuan Plus, que também está cotado para o Brasil.

VW e Chery no ranking

Outro elétrico na lista é o Volkswagen ID.4, que ficou em 7° lugar geral. O SUV está prestes a desembarcar no mercado brasileiro, mas sofreu uma queda de posição, já que, no mesmo mês de 2021, era 5° colocado. No entanto, a presença da VW no top 10 é marcante, visto que a alemã vem investindo pesado na eletrificação da sua gama.


Por fim, vale destacar o avanço da Chery. Em 11° lugar, a gigante chinesa tem o QQ Ice Cream, que estreou por R$ 25 mil e com foco na “Geração Z”. Em seguida aparece o eQ1, que estreou em junho no Brasil com o nome iCar. O hatch movido 100% a baterias foi apresentado pela Caoa Chery junto com uma linha completa de carros eletrificados. Em pré-venda por R$ 140 mil, é o carro a bateria mais acessível do País no momento.

O ranking dos mais vendidos:

  • 1°) Tesla Model Y (EV): 314.921
  • 2°) Tesla Model 3 (EV): 219.098
  • 3°) Wuling HongGuang Mini (EV): 207.829
  • 4°) BYD Song Plus (BEV + PHEV): 159.091
  • 5°) BYD Qin Plus (BEV + PHEV): 132.495
  • 6°) BYD Han (BEV + PHEV): 97.225
  • 7°) Volkswagen ID.4 (EV): 63.597
  • 8°) Li Xiang One EREV (EV): 60.404
  • 9°) BYD Dolphin (EV): 58.613
  • 10°) BYD Tang (BEV + PHEV): 57.000
  • 11°) Chery QQ Ice Cream (EV): 54.097
  • 12°) BYD Yuan Plus (EV): 54.970
  • 13°) Hyundai Ioniq 5 (EV): 52.108
  • 14°) Changan Benni (EV): 51.512
  • 15°) Chery eQ1 (EV + PHEV): 46.914


Ranking das marcas

A Tesla continua líder entre os modelos totalmente elétricos. No entanto, como já dissemos, o ranking mostra o rápido avanço da chinesa BYD quando somadas as vendas de elétricos e híbridos plug-in no primeiro semestre de 2022. Na soma, a chinesa ocupa o primeiro lugar com uma vantagem de 76 mil unidades sobre a norte-americana.

Ao todo, a BYD vendeu mais de 640 mil veículos eletrificados, enquanto a Tesla ficou com um total de 564.873 unidades. E, mesmo que a BYD perca para a marca de Elon Musk, que já confirmou que pretende entregar 2 milhões de veículos neste ano, é a primeira vez desde 2018 que alguém desafia a Tesla nesse segmento. Ou seja, mostra um desenvolvimento produtivo da indústria em relação a modelos com zero emissão de carbono.


elétricos
Divulgação/Caoa Chery

Depois de Tesla e BYD, aparece a GM-SAIC em 3° lugar. A marca é uma joint-venture entre a General Motors e a Shangai Automotive. Mais abaixo, a Volkswagen aparece à frente da BMW. Esse resultado, com diferença de apenas mil emplacamentos, acontece em um momento que a VW é vista como uma potencial ameaça para a Tesla. Ou seja, o segundo semestre de 2022 ainda reserva grandes surpresas para esse mercado em ebulição.

As cinco marcas que mais vendem elétricos e híbridos:

  • 1°) BYD: 640.748 (15,4%)
  • 2°) Tesla: 564.873 (13,6%)
  • 3°) GM-SAIC: 233.017 (5,6%)
  • 4°) Volkswagen: 158.057 (3,8%)
  • 5°) BMW: 157.005 (3,8%)

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.