Com vendas recordes em junho, os carros elétricos continuam a crescer em ritmo acelerado. No 6° mês do ano, o mercado de carros plug-in – elétricos puros a bateria (BEVs) e híbridos que recarregam em tomadas (PHEV) – registrou alta de 54% em relação ao mesmo período de 2021. Assim, no acumulado de 2022, esses modelos superaram pela primeira vez os dois dígitos, com participação de 16% nas vendas totais de veículos – incluindo modelos a combustão.
Apesar de adversidades como, por exemplo, a alta da inflação e a escassez de componentes, o segmento alcançou a marca de 913 mil unidades entregues. Ou seja, um novo recorde mensal. Mas não é só: acredita-se que, até setembro deste ano, os emplacamentos desses modelos deverão superar a marca de um milhão de unidades.
Semestre histórico
No acumulado de 2022, o ranking tem a Tesla na liderança. Entre os veículos, Model Y e Model 3 continuam no primeiro e segundo lugares. Em seguida está o Wuling Hong Guang Mini EV, que é feito em parceria com a GM – e é o carro elétrico mais vendido na China. Inclusive, a diferença para o Model 3 é de 11 mil unidades. Assim, o sedã da marca de Elon Musk ficou com 219 mil emplacamentos, enquanto o carrinho chinês teve 207.829 emplacamentos.
Na sequência, aparece a BYD. Há um ano, o único carro da chinesa no ranking era o Han, sedã elétrico que chegou neste ano ao Brasil. Mas, agora, a marca tem 6 modelos no “top 15”. O quarto lugar em 2022 é do SUV Song, SUV híbrido que estreia aqui agora no 2° semestre, na versão Plus. Depois, em quinto colocado, está o sedã Qin Plus, que também virá no mesmo período. Vale dizer que ambos têm conjunto híbrido plug-in – não são 100% elétricos.
Além do Han, a BYD comercializa no Brasil o SUV de sete lugares Tan, que é o 10° veículo mais vendido deste ano no ranking do portal EV Volume. Ambos são modelos premium. Com os híbridos a caminho, a marca chinesa abrirá novas possibilidades por aqui. Outros modelos da montadora que aparecem no ranking mundial são o hatch Dolphin, atual carro de entrada da marca, bem como o SUV compacto Yuan Plus, que também está cotado para o Brasil.
VW e Chery no ranking
Outro elétrico na lista é o Volkswagen ID.4, que ficou em 7° lugar geral. O SUV está prestes a desembarcar no mercado brasileiro, mas sofreu uma queda de posição, já que, no mesmo mês de 2021, era 5° colocado. No entanto, a presença da VW no top 10 é marcante, visto que a alemã vem investindo pesado na eletrificação da sua gama.
Por fim, vale destacar o avanço da Chery. Em 11° lugar, a gigante chinesa tem o QQ Ice Cream, que estreou por R$ 25 mil e com foco na “Geração Z”. Em seguida aparece o eQ1, que estreou em junho no Brasil com o nome iCar. O hatch movido 100% a baterias foi apresentado pela Caoa Chery junto com uma linha completa de carros eletrificados. Em pré-venda por R$ 140 mil, é o carro a bateria mais acessível do País no momento.
O ranking dos mais vendidos:
- 1°) Tesla Model Y (EV): 314.921
- 2°) Tesla Model 3 (EV): 219.098
- 3°) Wuling HongGuang Mini (EV): 207.829
- 4°) BYD Song Plus (BEV + PHEV): 159.091
- 5°) BYD Qin Plus (BEV + PHEV): 132.495
- 6°) BYD Han (BEV + PHEV): 97.225
- 7°) Volkswagen ID.4 (EV): 63.597
- 8°) Li Xiang One EREV (EV): 60.404
- 9°) BYD Dolphin (EV): 58.613
- 10°) BYD Tang (BEV + PHEV): 57.000
- 11°) Chery QQ Ice Cream (EV): 54.097
- 12°) BYD Yuan Plus (EV): 54.970
- 13°) Hyundai Ioniq 5 (EV): 52.108
- 14°) Changan Benni (EV): 51.512
- 15°) Chery eQ1 (EV + PHEV): 46.914
Ranking das marcas
A Tesla continua líder entre os modelos totalmente elétricos. No entanto, como já dissemos, o ranking mostra o rápido avanço da chinesa BYD quando somadas as vendas de elétricos e híbridos plug-in no primeiro semestre de 2022. Na soma, a chinesa ocupa o primeiro lugar com uma vantagem de 76 mil unidades sobre a norte-americana.
Ao todo, a BYD vendeu mais de 640 mil veículos eletrificados, enquanto a Tesla ficou com um total de 564.873 unidades. E, mesmo que a BYD perca para a marca de Elon Musk, que já confirmou que pretende entregar 2 milhões de veículos neste ano, é a primeira vez desde 2018 que alguém desafia a Tesla nesse segmento. Ou seja, mostra um desenvolvimento produtivo da indústria em relação a modelos com zero emissão de carbono.
Depois de Tesla e BYD, aparece a GM-SAIC em 3° lugar. A marca é uma joint-venture entre a General Motors e a Shangai Automotive. Mais abaixo, a Volkswagen aparece à frente da BMW. Esse resultado, com diferença de apenas mil emplacamentos, acontece em um momento que a VW é vista como uma potencial ameaça para a Tesla. Ou seja, o segundo semestre de 2022 ainda reserva grandes surpresas para esse mercado em ebulição.
As cinco marcas que mais vendem elétricos e híbridos:
- 1°) BYD: 640.748 (15,4%)
- 2°) Tesla: 564.873 (13,6%)
- 3°) GM-SAIC: 233.017 (5,6%)
- 4°) Volkswagen: 158.057 (3,8%)
- 5°) BMW: 157.005 (3,8%)