A Porsche anuncia a chegada ao Brasil do 911 GT3 RS, que é feito para acelerar em circuitos fechados, mas tem liberação para rodar em ruas e rodovias. O clássico cupê da marca alemã mostra o visual invocado de carro de corrida, com destaque para o enorme aerofólio na traseira, bem como o difusor central traseiro e o kit que aumenta a pressão aerodinâmica. De acordo com a montadora, o “downforce” chega a 409 kg a 200 km/h, e a 860 kg a 285 km/h.
Segundo dados da Porsche, o motor 4.0 boxer a gasolina de seis cilindros opostos – aspirado e de alta rotação – é capaz de gerar potentes 525 cv. Ele se conecta ao câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas. Com este conjunto, o novo 911 GT3 RS acelera de zero a 100 km/h em só 3,2 segundos e alcança velocidade máxima de 296 km/h.
Gaiola de fibra de carbono e asa móvel
Para entregar esses números, o 911 GT3 RS apresenta várias modificação em relação ao 911 tradicional. Por exemplo, a Porsche anuncia que o superesportivo tem gaiola de fibra de carbono pela primeira vez – e dentro dos padrões da FIA (Federação Internacional de Automobilismo). Ela é 6 kg mais leve que a versão anterior, feita de aço. Além disso, na cabine tem extintor de incêndio e cinto de segurança de seis pontos com o pacote Clubsport, sem custo.
Evidentemente, a Porsche redimensionou o sistema de freios. Assim, o GT3 RS vem de fábrica com discos enormes de 410 milímetros na dianteira, e 390 mm no eixo traseiro. Da mesma forma, as rodas de liga leve de 20 e 21 polegadas (na frente e atrás, na ordem) calçam pneus extra baixos, com 275/35 e 335/30. Eles deixam as pinças de freio amarelas à mostra. Por fim, há um inédito sistema de redução de arrasto (DRS), que permite “abrir” a asa traseira.
Dieta pesada
Com toda essa transformação, o Porsche 911 GT3 RS pesa 1.450 kg (ordem de marcha). Entretanto, caso o dono queira, há o pacote Weissach (opcional), que reduz mais 22 kg no cupê. Nele, partes como capô, teto, portas, capa dos retrovisores e aerofólio são feitos de fibra de carbono. O mesmo material é usado nas barras de torção dos dois eixos, que ajudam no equilíbrio dinâmico. Por fim, as rodas usam liga especial de magnésio, o que reduz mais 8 kg.
O pacote traz ainda uma tecnologia usada em carros de competição. O câmbio automático PDK tem sistema de imãs que torna as trocas de marcha mais rápidas e precisas. Por dentro, os bancos são do tipo concha e o acabamento, a despeito da busca pela redução de peso, mantém-se luxuoso. Tudo isso, claro, impacta no preço. O 911 GT3 RS está disponível por singelos R$ 1.769.000. Ele já pode ser reservado no País, com entrega nos próximos meses.