Mais de um ano após a pré-venda, o novo Chevrolet Bolt finalmente está no Brasil. A General Motors confirmou a chegada do hatch elétrico, que estreou aqui em 2019 – e logo se tornou o mais vendido dentre os veículos alimentados exclusivamente por baterias. Nessa reestreia, o Bolt vem com visual bem mais moderno, já dentro do novo estilo dos carros da marca da gravata dourada, em especial a linha de modelos elétricos.
O novo Bolt mantém o conjunto elétrico original, o que é positivo, dado que o hatch sempre se destacou por combinar desempenho forte com autonomia robusta. Dessa forma, o motor gera 150 kW, o equivalente a 203 cv de potência, e um torque máximo de 36,7 mkgf. Junto vem o pacote de baterias Ultium de 66 kWh, que fornecem autonomia de até 416 km. Em estações de carga rápida, é possível repor metade da energia em 40 minutos.
O desempenho continua um ponto forte. A aceleração de zero a 100 km/h é feita em rápidos 7,3 segundos. Ao mesmo tempo, o hatch elétrico oferece modo de condução por um pedal (One Pedal Drive). Ele basicamente permite acelerar e frear apenas com o acelerador, que produz efeito de freio motor e, assim, aumenta a regeneração de energia. Com esse sistema, o novo Bolt consegue recuperar eletricidade e aumentar seu alcance.
Por dentro, o novo Chevrolet Bolt também foi renovado e continua com lista robusta e moderna. Tem painel de instrumentos digital (8″) e multimídia de 10,2 polegadas com espelhamento sem fio com Apple Carplay, Wi-Fi e outros serviços conectados. Há carregador de smartphone wireless, teto solar panorâmico e bancos dianteiros aquecidos e ventilados, bem como controle de estabilidade e tração, e 10 airbags entre os itens de segurança.
Novo preço ainda é mistério
Na pré-venda no Brasil, feita em julho de 2021, o novo Bolt teve todas as 20 unidades do primeiro lote reservadas em menos de 24 horas. O preço, na época, foi de R$ 317.000. Ou seja, R$ 50.000 a mais que o antecessor. A GM ainda não anunciou a nova tabela do hatch elétrico. Nos Estados Unidos, onde tem produção em Orion, no Illinois, o modelo teve recentemente uma redução expressiva de preço, e passou a ser o elétrico mais barato.
Por ora, sabe-se apenas que os primeiros compradores do novo Chevrolet Bolt terão mimos extras. É o caso, por exemplo, do carregador de parede residencial (Wallbox) com instalação. Além do aparelho de carregamento, os clientes terão o serviço de conectividade OnStar de graça por um período, assim como terão um ano de Wi-Fi nativo, 14 meses de isenção de cobrança do tag Veloe e o pacote Protect & Connect, com rastreamento.
Crossover Bolt EUV é o próximo
Além do hatch, a GM já confirmou a vinda, em 2023, do Bolt EUV (foto acima), que é a versão crossover. Em seguida, os elétricos Blazer e Equinox chegarão ao País a partir de 2024. Resta saber se, porém, o cronograma será cumprido.
Segundo o presidente da GM América do Sul, Santiago Chamorro, a montadora quer liderar o processo de eletrificação na região. Para tanto, vai trazer ampla gama de veículos elétricos, que vão desde hatch e crossover, a SUVs maiores, picapes e até modelos comerciais, como vans. Entre os candidatos, estão a futura Silverado EV e o novo Hummer EV. Todos os modelos usam a plataforma de elétricos da GM com as baterias Ultium de fabricação própria.
GM vai triplicar rede de elétricos no Brasil
Para intensificar a eletrificação de seus veículos no Brasil, a GM vai triplicar a rede de concessionários credenciados a trabalhar com carros elétricos. De início, a meta é chegar a 79 pontos. A expectativa é que o novo Bolt venha mais barato. Afinal, depois que retomou a produção em maio, a marca da gravata baixou o preço do hatch nos EUA. Hoje, o valor começa em US$ 31.500, o equivalente a cerca de R$ 164.000 na conversão direta e sem taxas.