O novo Honda HR-V finalmente está chegando às ruas brasileiras, e o Jornal do Carro já acelerou a configuração EXL, que é a grande aposta de vendas do SUV. A segunda opção da gama já vem de fábrica recheada de equipamentos, mas assusta um pouco no preço de R$ 149.900, já que o ticket médio da concorrência é de R$ 145.000. Neste primeiro lote, o SUV compacto feito na fábrica de Itirapina (SP) virá nas duas versões de entrada, EX e EXL.
Somente a partir de outubro, a marca começa a vender as configurações de topo Advance e Touring. Nelas, o motor é 1.5 turbo de injeção direta que, finalmente, virou flexível. Assim, passa a beber gasolina ou etanol em qualquer proporção. Ele gera agora 177 cv de potência máxima a 6.600 rpm e 24,5 mkgf de torque entre 1.750 e 4.500 rpm.
Entretanto, nas versões de acesso, a despeito do preço na faixa dos R$ 150 mil, o novo Honda HR-V vem com o motor 1.5 flex de injeção direta da linha City e o câmbio automático CVT que simula 7 marchas. Ele entrega até 126 cv de potência e 15,8 mkgf de torque a 4.600 rpm. Ou seja, há uma diferença bem razoável de desempenho entre os modelos.
Como era a mecânica?
Cabe lembrar que, até a geração passada (foto abaixo), o SUV da Honda oferecia, nas versões mais baratas (LX, EX e EXL), o motor 1.8 aspirado. Com alimentação flex, gerava até 140 cv de potência com etanol. Já o modelo topo de linha (Touring) levava sob o capô o mesmo motor 1.5 turbo, mas com 173 cv de potência, afinal, bebia apenas gasolina.
Nesse sentido, a potência menor das versões de entrada desfavorece o novo HR-V. São 14 cv a menos que na antiga geração. A escolha vai contra o que a concorrência tem feito. Modelos como Jeep Renegade, Hyundai Creta, Chevrolet Tracker e Volkswagen T-Cross, por exemplo, têm motores turbinados, enquanto a Honda optou pelo 1.5 aspirado de injeção direta. A seu favor, ao menos é um dos SUVs mais econômicos da categoria.
Visual e conteúdo
Este novo HR-V passou por plástica total. Os contornos arredondados da carroceria anterior deram lugar a linhas mais retas. Ficou mais sóbrio também do lado de dentro, com painel minimalista. E também ganhou mais recheio. Em todas as versões, por exemplo, vem com o Honda Sensing (saiba mais abaixo) e central multimídia de 8″ com interface sem fio para smartphones com Apple Carplay e Android Auto. A câmera de ré também vem no pacote.
Nas mãos dos primeiros compradores a partir do fim deste mês, o Honda HR-V já vendeu mais de 3.000 unidades desde o dia 2 de agosto, quando iniciou a pré-venda. A fabricante, entretanto, não comenta expectativas futuras, mas espera retomar a liderança do segmento de SUVs, como em meados da década passada.
Quatro versões por até R$ 184.500
Com preços a partir de R$ 142.500 na versão EX, o HR-V mantém distância da concorrência. A princípio, SUVs como Hyundai Creta, Jeep Renegade e VW T-Cross, por exemplo, partem de R$ 122.490 (Comfort), R$ 128.971 (Sport 4×2) e R$ 133.650 (200 TSI), na ordem.
No restante da gama, os valores vêm acima dos adversários – como é praxe no HR-V. E os preços ficam assim: EXL a R$ 149.900, Advance a R$ 176.800 e Touring por R$ 184.500. Nesse sentido, o modelo concorre até com SUVs médios. O Jeep Compass, por exemplo, parte de R$ 170.686 na configuração Sport, enquanto o Toyota Corolla Cross começa em R$ 157.690. Já a versão híbrida flex do SUV médio japonês sai por R$ 198.890. Assim, não fica tão distante do utilitário da Honda, mesmo com porte maior e consumo melhor.
Conteúdos por versão
Na configuração EX, de R$ 142.500, o HR-V disponibiliza tela central de 8″ com câmera de ré e Honda Sensing. Este último consiste em um pacote de assistentes semiautônomos de direção que reúne controle de velocidade adaptativo com frenagem automática, assistente de manutenção de faixa – que ajusta o volante – e ajuste automático dos faróis.
No mais, o HR-V de entrada vem com freio de estacionamento eletrônico, controles de estabilidade e de tração, assistente de saída em rampas, faróis Full LEDs, botão para dar partida no motor, 6 airbags, Isofix para fixação de cadeirinhas infantis e monitor de pressão dos pneus.
O modelo também vem com a câmera de ponto cego Honda LaneWatch. Pouco prático, o sistema projeta as imagens de uma câmera que fica no retrovisor direito quando a respectiva seta é acionada. Para o lado esquerdo, no entanto, o motorista que lute.
Na parte de tecnologia e conforto, destaque para os ajustes de altura e profundidade do volante (multifuncional), tomada 12 volts, quatro entradas USB (duas na frente e duas atrás), ar-condicionado automático digital com saídas para o banco traseiro e painel TFT de 4,2″ no quadro de instrumentos. Tem ainda modos de condução Normal e Econ. Por fim, tem rodas de 17 polegadas, vidros elétricos com função “um toque” e antiesmagamento.
Versão EXL
Embora a Honda não especifique números ou mix, a versão EXL tem a maior intenção de vendas da gama. Por R$ 149.900, oferece tudo o que tem na versão EX e adiciona faróis de neblina com LEDs e sensores de obstáculos traseiros com alerta sonoro.
A lista também conta com retrovisor interno fotocrômico e revestimento de couro nos bancos, volante e alavanca do câmbio. E além dos quatro alto-falantes da configuração de entrada, o HR-V EXL acrescenta dois Tweeters. Já as rodas têm acabamento diamantado.
Advance e Touring
Pelo valor de R$ 176.800, versão Advance (que tem dupla saída de escape, bem como grade e para-choques diferenciados) acrescenta equipamentos como carregador de smartphone por indução, quadro de instrumentos digital com 7″ e ar-condicionado de duas zonas.
No mais, tem três modos de condução (Normal, Econ e Sport), sensores de chuva e de obstáculos na frente, e oferece inclinação automática do retrovisor ao engatar marcha à ré. Para completar, a versão conta com os serviços conectados myHonda Connect, com aplicativo no celular que permite dar comandos remotos e ver dados em tempo real.
Já a configuração topo de linha Touring, de R$ 184.500, tem visual diferente, com rodas distintas, várias molduras pintadas de preto brilhante na carroceria e lanternas escurecidas. Por fim, tem banco do motorista com regulagem elétrica, partida remota do motor e comodidades como abertura automática da tampa do porta-malas. Essa última vem com sensor de presença e função Hands Free (mãos livres) para abertura e fechamento.
Tabela de preços do Honda HR-V
- EX – R$ 142.500
- EXL – R$ 149.900
- Advance – R$ 176.800
- Touring – R$ 184.500