A Jeep acaba de lançar a linha 2023 dos SUVs Compass e Commander com novidades. Ambos passam a contar, por exemplo, com filtros de ar com qualificação N95, que são capazes de “purificar” o ar da cabine e eliminar 83% de impurezas. Apesar de não mexer na mecânica, a dupla feita em Goiana, Pernambuco, traz mais equipamentos. Os preços, claro, acompanham a atualização e estão mais caros, a partir de R$ 171.990 e R$ 236.990, respectivamente.
Entre os destaques, a dupla recebe portas USB traseiras (tipo C) para carga rápida de equipamentos. Além disso, o Compass incorpora o display digital de 7 polegadas no quadro de instrumentos e iluminação interna na cor branca desde a versão de entrada Sport.
Já o Compass Longitude (R$ 179.990) acrescenta rebatimento automático dos retrovisores externos como item de série. Ademais, o opcional Pack Premium disponibiliza tecnologias como carregador de smartphones wireless, Park Assist, partida remota, sistema de som premium Beats e sensores de obstáculos dianteiros.
Na configuração Série S (R$ 225.390), o SUV médio vem com a Alexa na linha 2023. Assim, dá para contar com a assistente virtual da Amazon sem necessidade de usar o celular. Na versão 4×4 Trailhawk (R$ 247.290) o item fica disponível como opcional. De acordo com a Jeep, o pacote completo (que, além disso, incluí abertura elétrica do porta-malas, frenagem automática, aviso de mudança de faixa, entre outros itens) custa R$ 9.900.
Pneus mais resistentes no Commander
Nas versões Overland – tanto turboflex (R$ 262.390) quando turbodiesel (R$ 314.990), o Commander sai com pneus Pirelli 19″. Neles, a novidade atende pelo nome de Seal Inside. De acordo com a fabricante, consiste na vedação interna do pneu, que permite rodar mesmo com perfurações de até 5 milímetros localizadas na banda de rodagem.
No design, nada de novo. Continuam também as cores para a carroceria. A paleta, portanto, se divide em: branca Polar, cinza Granite, prata Billet, azul Jazz, preta Carbon, e a exclusiva Slash Gold. Nas versões Overland, o Commander vem com o teto preto.
Mecânica segue igual
A dupla Compass e Commander continua a apostar nos motores flex e diesel. As versões 1.3 turbo flex de injeção direta têm até 185 cv de potência com etanol, e torque máximo de 27,5 mkgf a 1.750 rpm. O câmbio é automático de seis marchas. Já o 2.0 turbodiesel do Commander tem os mesmos 170 cv de potência do Compass, mas alcança torque de 38,7 mkgf ante 35,7 mkgf no SUV médio. Neste caso, ambos se conectam ao câmbio automático de nove marchas.
Vendas em alta
No ranking nacional de vendas de automóveis e comerciais leves, os SUVs sãos os líderes de suas categorias. Entre os médios, o Compass vendeu 5.284 unidades em agosto, de acordo com números da Fenabrave. Desse modo, fica acima dos rivais Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos com, respectivamente, 3.250 unidades e 1.667 emplacamentos.
O Commander, que chegou ao mercado há um ano, seguiu o exemplo do irmão e já ultrapassou a concorrência. Com 2.338 registros de vendas no oitavo mês do ano, ficou acima do rival Toyota SW4 (1.221), por exemplo.
Veja preços e versões da linha 2023 dos Jeep Compass e Commander:
Compass 2023
Sport T270 – R$ 171.990
Longitude T270 – R$ 179.990
Limited T270 – R$ 201.990
Série S T270 – R$ 225.390
Longitude TD350 4X4 – R$ 227.290
Limited TD350 4X4 – R$ 247.290
Trailhawk TD350 4X4 – R$ 247.290
Commander 2023
Limited T270 – R$ 236.990
Overland T270 – R$ 262.990
Limited TD380 4X4 – R$ 289.990
Overland TD380 4X4 – R$ 314.990