O Latin NCAP, órgão que realiza os testes de colisão dos carros à venda na América Latina, divulgou os resultados da última bateria, que aferiu a segurança do Volkswagen Nivus e do Honda WR-V – este já fora de linha desde o início de 2022 no Brasil. O crossover de entrada da marca alemã, que ficou mais sofisticado e caro na linha 2022, ganhou as cinco estrelas máximas de segurança. Entretanto, o mini SUV da montadora japonesa, que era feito na fábrica de Sumaré (SP), recebeu só uma estrela. Ou seja, quase “zerou” o teste do Latin NCAP.
O VW Nivus foi elogiado pelos bons resultados. Em números, o crossover atingiu 92,47% na proteção para adultos e 91,75% para crianças. De acordo com o Latin NCAP, o destaque é a estrutura do modelo que, tanto no impacto lateral quanto no frontal, apresentou boa proteção na cabine. No teste da chicotada vertical (Whiplash), o Nivus recebeu avaliação máxima na proteção para o pescoço. Por sua vez, os piores resultados ficaram para as pernas e tórax, que receberam avaliação “adequada”. Vale lembrar que o modelo traz seis airbags de série.
Nivus parte de R$ 121 mil
Com nem tudo são flores, a pior avaliação ficou para a proteção de pedestres, onde o SUV de entrada da VW ficou com 48,74%. Segundo a organização, o baixo rendimento se deu por conta da falta de itens como frenagem automática de emergência. Este, que vem de série no mercado brasileiro, é um item opcional em demais locais da América Latina. Mas, para os sistemas de assistência à segurança, o resultado foi bom, com 84,95% de proteção.
Importante dizer que essa nota máxima é bem quista, principalmente, por ser um SUV que recebeu aumentos significativos nos preços. Quando estrou no Brasil, em meados de 2020, o Nivus tinha tabela a partir de R$ 86 mil. Já no começo de 2021, ele ultrapassava a marca dos R$ 100 mil. E hoje, tem valor inicial em R$ 121.670 na versão Comfortline 200 TSI.
WR-V recebeu uma estrela
Agora, quando se trata do Honda WR-V, os resultados foram ruins. O SUV derivado do antigo Fit recebeu avaliação do Latin NCAP por fazer parte de outros mercados da América Latina, mesmo saindo do Brasil neste ano. Importante lembrar que ele já passou pelas provas de segurança em 2015, quando recebeu as cinco estrelas máximas. No entanto, na época, os protocolos e avaliações eram diferentes e não tinham algumas provas, como o impacto lateral de poste.
Falando em números, o utilitário recebeu 41,03% na proteção de adultos e 40,66% de crianças. Segundo a avaliação do órgão, há uma boa proteção para o peito no impacto frontal. Mas os joelhos ganharam “proteção marginal”, devido ao risco de serem atingidos por parte da estrutura do painel. Outro resultado negativo foi no teste de impacto lateral. Neste, o tórax foi afetado, já que o SUV não possui airbags laterais dianteiros. No Brasil, por exemplo, a lei exige só as duas bolsas frontais. No entanto, a maioria dos modelos mais novos já trazem seis airbags.
SUV já saiu de linha
Com esses resultados, nem o alcance mediano de 58,82% na proteção para pedestres foi capaz de ajudar o Honda WR-V. Além disso, ele tirou 48,84% nos sistemas de segurança. Uma observação do Latin NCAP foi para o cinto de segurança, que não atende os requisitos de segurança da União Europeia. No mais, citam falta um interruptor para desativar o airbag dianteiro.
No fim, a organização deixou uma mensagem para que a montadora melhore o WR-V “e logo ofereça novamente modelos cinco estrelas na região”. “Apelamos enfaticamente para a marca Honda melhorar o desempenho de segurança dos carros populares que ela comercializa”. Mas, apesar das observações, o WR-V não ganhará reformas ou uma nova geração. A Honda já aposentou o crossover no Brasil e planeja um novo SUV de entrada.