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Nova plataforma para elétricos da BMW vai aposentar modelos atuais
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Nova plataforma para elétricos da BMW vai aposentar modelos atuais

Com lançamento da sua nova plataforma de carros elétricos em 2025, BMW vai eliminar todos os modelos atuais a combustão e lançar só elétricos

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

26 de set, 2022 · 4 minutos de leitura.

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BMW
Blog afirma que iX4 será feito sobre a nova plataforma Neue Klasse
Crédito:BMW/Divulgação

A migração para os carros puramente elétricos vai acabar com alguns modelos atuais. No caso da BMW, por exemplo, o X4 não deverá ganhar nova geração. Ele será substituído pelo SUV elétrico iX4 nos próximos anos. É o que afirma o BMW Blog, baseado no fórum Bimmerpost, que costuma fazer previsões sobre o futuro da marca bávara.

De acordo com a publicação, os planos de eletrificação da BMW estão avançando. Em 2025, por exemplo, a fabricante adotará a plataforma Neue Klasse EV-first, o que alteraria drasticamente sua gama de produtos. Desse modo, um modelo que pode cair em desuso é, justamente, o BMW X4, que seria descontinuado ao fim da atual geração.

BMW
BMW/Divulgação

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As especulações apontam que não justificaria o investimento em uma nova geração para o X4 Sports Activity Coupe, visto que o retorno financeiro do SUV cupê movido a combustão não compensa. Há quem diga que o projeto G46 – nome provisório da próxima geração – pode ter sido cancelado. Mas o próprio BMW Blog enfatiza que isso é algo “não confirmado”.

Planos

De acordo com o blog, “a plataforma Neue Klasse chega em 2025 para servir de base a um veículo do segmento sedã e um SUV”. Para eles, o NA5 iX3 é provavelmente esse SUV, seguido, um ano depois (2026), pelo NA7 – iX4. Ou seja, os protótipos devem começar a circular por aí a partir de 2024.



Como todos os modelos baseados na Neue Klasse, o iX4 usará baterias Gen6. Essa bateria, que pertence à sexta geração, oferecerá benefícios como o peso 20% menor, autonomia 30% maior e velocidade de recarga também 30% superior. Além disso, a ideia consiste em reduzir os custos de produção em 50% em comparação com as células usadas hoje em dia. Por fim, a promessa é ter 60% menos emissões de CO2 no processo de fabricação.


Com o aumento significativo nas velocidades de carregamento, espera-se que os novos modelos suportem potência máxima de carregamento de 270 kW. A bateria terá mais níquel, mas menos cobalto e virá em duas alturas diferentes, a depender da aplicação. No quesito longevidade, a BMW diz que as novas baterias Gen6 ainda manterão mais de 80% de seu desempenho mesmo após 10 anos de uso. Ou seja, a Tesla que se cuide.

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