A Ferrari acaba de revelar mais um de seus modelos exclusivos, a SP51. O supercarro é uma versão roadster do 812 GTS com motor dianteiro, e faz parte de um projeto especial onde a marca italiana desenha e constrói com base no pedido do cliente. Dessa forma, o esportivo apresenta um design único e exclusivo. Segundo a empresa, a SP51 vai embarcar diretamente para um cliente de Taiwan, que coleciona veículos da montadora do cavalo rampante. A Ferrari não divulgou o preço. Mas, com tanta exclusividade, certamente custou bem caro.
A criação da SP51 ficou sob responsabilidade do chefe de design da marca, Flavio Mazoni. Feito na fábrica de Maranello, na Itália, o modelo demorou cerca de dois anos para ser finalizado. Além de ser uma reinterpretação do 812 GTS, herda o motor V12 6.5 aspirado. Assim, entrega 800 cv e 73,2 mkgf de torque. Com ele, o supercarro acelera de zero a 100 km/h em 3 segundos e atinge velocidade máxima de 340 km/h. A tração é traseira e o câmbio automático tem sete marchas.
Visual inédito
Uma das principais exigências do cliente foi que o modelo fosse um conversível, o que casou com o estilo retrô. Diferente do 812, que é feito basicamente em alumínio, o SP51 utiliza muita fibra de carbono para melhorar a aerodinâmica. Esse é material está presente, por exemplo, no capô, no para-choques frontal e traseiro, bem como no interior do veículo.
De acordo com a Ferrari, a pintura Rosso Passionale tem três camadas e foi criada exclusivamente para este exemplar. Além disso, um detalhe interessante é a faixa longitudinal nas cores branca e azul, que vai de ponta a ponta e passa, inclusive, pelo interior do carro, dando a sensação de continuidade. Elas foram inspiradas na Ferrari 410 S, de 1995.
No exterior, outros detalhes tiveram mudanças. É o caso dos faróis redesenhados. Ainda na dianteira, o para-choques também foi remodelado e conta com formato mais esportivo. Da mesma forma, as rodas foram feitas unicamente para o modelo e usam fibra de carbono nos raios. Já na traseira, as lanternas duplas ficam sob o aerofólio e o para-choques é bem agressivo, com linhas musculosas. Mas o destaque é a asa de carbono que liga os dois arcos atrás dos assentos do motorista e do passageiro.
Luxo na cabine
Assim como no exterior, o interior do Ferrari SP51 conta com acabamentos próprios. Os bancos de Alcantara, por exemplo, seguem a paleta de cores. Portanto, contam com mesmo tom de vermelho da carroceria. Como dissemos, a faixa azul e branca invade a cabine e está presente no túnel central e no painel, além de preencher o espaço entre os assentos.
O volante de aço escovado possui costuras na mesma cor da faixa, assim como os bancos. O painel de instrumentos é parcialmente digital. No mais, há diversos bordados em branco como, por exemplo, os cavalos e o logotipo da Ferrari.