Numa era em que há pressa por lançar modelos eletrificados e, assim, seguir as mais diversas limitações sobre emissões de poluentes, eis que a Lamborghini resolve atacar pelo lado do desempenho do seu motor V8 biturbo. Mesmo com a meta de eletrificar todo o portfólio em dois anos, a marca italiana acaba de lançar o Urus S. Trata-se de uma nova versão do SUV que se tornou o veículo de maior sucesso na história da fabricante.
Assim como o irmão Urus Performante, o SUV de luxo dispõe do mesmo motor 4.0 V8 twin-turbo e tem potência de 666 cv e 86,6 mkgf de torque máximo logo a 2.300 rpm. O modelo mantém a tração integral e o câmbio automático de 8 marchas. Com esse conjunto, o Lamborghini Urus S chega aos 100 km/h em apenas 3,5 segundos. No Performante, são 3,3 segundos.
A velocidade máxima, por sua vez, é de 305 km/h. Ou seja, apenas 1 km/h a menos que o Urus Performante. Isso se deve ao peso extra da versão S, que não usa tanta fibra de carbono como a variante esportiva. São 2.197 kg (S) contra 2.150 kg (Performante).
O novato tem sistema de escape reajustado e, assim, gera “um som mais distinto na partida, bem como uma nota mais aguda em cada modo de condução”, de acordo com a marca do touro. No mais, o Urus S tem suspensão pneumática adaptável e quatro modos de condução – Strada, Sport, Corsa e Ego, este último com entrega imediata de torque. As opções para condução off-road atendem pelos modos Terra, Neve e Sabbia (areia).
Apenas retoques
Esteticamente, o Urus tem novo design do para-choques dianteiro e uma nova placa de proteção em aço inox pintada de preto fosco. Tem, ainda, linhas pretas da grade dianteira e teto de fibra de carbono na lista de opcionais.
Atrás, o para-choques tem a parte inferior pintada de preto fosco e novo design das saídas de escape. Estas, por fim, podem ser de aço escovado ou nos opcionais preto fosco ou brilhante. Nas laterais, destaque para as rodas de 21 polegadas (padrão) e opcionais, de 22″ ou 23″, com acabamento em titânio, em bronze ou diamantado.
O interior do Urus S tem nova oferta de cores e acabamentos. Já em termos de conectividade, o SUV inclui navegação, além de recursos de segurança. Controlar o carro de maneira remota também é possível, graças ao App Lamborghini Unica, que permite dar comandos via smartphone e smartwatch, por exemplo.
Os preços praticados na União Europeia pelo concorrente de Ferrari Purosangue e Bentley Bentayga, por exemplo, partem de 195.538 euros. Montante equivalente a R$ 1 milhão, na conversão direta. Contudo, no Brasil, ter um Lamborghini Urus não sai por menos de R$ 3 milhões.