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Flagra: novo C3 Aircross já está em testes no Brasil e chega em 2023
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Flagra: novo C3 Aircross já está em testes no Brasil e chega em 2023

Nova geração do Citroën C3 Aircross estreia em 2023 e pode ter opção de 7 lugares; SUV deve ter motor 1.0 turbo dos primos Pulse e Fastback

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

24 de out, 2022 · 6 minutos de leitura.

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Citroën
Flagra feito na Índia adianta visual do C3 Aircross no Brasil
Crédito:Reprodução/ The Car Show

Após ser flagrado na Índia, o novo Citroën C3 Aircross já circula em testes pelas ruas brasileiras. As imagens são do site Autos Segredos e foram feitas no interior de São Paulo pelo leitor Kaio Giovanelli. O SUV compacto é o segundo modelo da gama “C-Cubed”, com foco nos mercados emergentes. Por ora, é chamado de “Projeto CC24”. Tal como antecipamos no Jornal do Carro, o mini SUV estreia aqui em meados de 2023, quando a francesa fará nova ofensiva.

Nas fotos, o utilitário ainda aparece camuflado. No entanto, é possível ver detalhes do novo C3 nacional. Tem barras no teto e peças plásticas em áreas como para-lamas e base das portas, por exemplo. Além disso, seguirá os passos do irmão hatch e do SUV médio C5 Aircross, com os faróis conectados ao logotipo do duplo chevron.

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Citroën C3 Aircross
Reprodução/Autos Segredos/ Kaio Giovanelli

Feito sobre a nova plataforma modular CMP da Stellantis (como Peugeot 2008 e Opel Mokka, por exemplo), o C3 Aircross deve pular dos atuais 4,15 metros de comprimento para cerca de 4,30 metros. Assim, o SUV originalmente brasileiro – uma adaptação do C3 Picasso – ganhará um salto inclusive em posição de mercado. Além disso, há rumores de que o modelo – que será feito na fábrica da Stellantis em Porto Real (RJ) – terá versões com cinco e sete lugares.



Projeções seguem essa linha

O novo C3 Aircross é uma das três novidades que a marca francesa produzirá no Brasil, a começar pelo C3. De acordo com a projeções recentes do site Carcoops, o SUV terá luzes diurnas de LEDs acima dos faróis principais. A grade fica dividida em duas partes. No entanto, diferente do hatch, o utilitário terá para-lamas mais largos. As lanternas, por sua vez, devem manter o formato reto com as bordas arredondadas, no estilo “C-Cubed”.


Apesar de não haver projeções, o Carscoops afirma que a cabine do C3 Aircross deve seguir a cartilha dos irmãos C4, C4 X e, também, do C5 Aircross. Assim, deve adotar visual mais angular para a tela central. Haverá, ainda, quadro de instrumentos digital com tecnologia Head-Up Display, que projeta informações no para-brisas. Detalhes coloridos, que acompanham a cor da carroceria, e vários porta-objetos devem criar um ambiente interativo e confortável.

Citroën
Carcoops/Divulgação

Motor é incógnita

Sobre mecânica, ainda não há nada de concreto. No Brasil, o Citroën C3 Aircross deverá vir com motores a combustão. Acredita-se que a marca opte pelo 1.3 Firefly e pelo 1.0 turbo de 130 cv – ambos já presentes em outros modelos da Stellantis, como os Fiat Pulse e Fastback. Este vem com câmbio automático do tipo CVT que simula sete marchas. Além deles, há o motor 1.6 de 113 cv e 15,4 mkgf para a variante de 7 lugares. Mas, neste caso, o câmbio seria manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades. Por fim, no futuro terá versão híbrida leve.


A Citroën não revela oficialmente, mas especula-se que o SUV compacto ganhe da Stellantis uma nova variante do 1.2 PureTech a gasolina. Assim, pode ter sistema híbrido leve. Já a configuração elétrica terá motor com potência de 136 cv e torque de 26,5 mkgf. O pacote de baterias de íon de lítio deverá ter 50 kWh, com autonomia superior a 345 km. Uma opção mais barata, com 99 cv, também é especulada.

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