Lembra do Chery QQ? Em 2021, ele virou carro elétrico na China. E a marca acaba de lançar uma nova versão chamada de Wujie Pro. O modelo é “irmão” do Caoa Chery iCar, que estreou em julho no Brasil. O mini SUV elétrico chega com duas opções de acabamento. O mais barato custa 79.990 yuans, cerca de R$ 58.500 na conversão direta. Já a versão topo de linha sai por 101.900 yuans (R$ 74.650). As entregas começam nos próximos dias.
Para se mover, o QQ Wujie Pro de entrada tem motor elétrico com potência de 70 cv e torque máximo de 12,2 mkgf. A velocidade máxima é de 125 km/h, e a aceleração de zero a 50 km/h leva 4,8 segundos. Além disso, a bateria de 30,6 kWh – que garante autonomia de 301 km – tem carregamento bidirecional. Ou seja, o carro pode ser carregado ou servir como gerador.
Por fim, a Chery oferece uma segunda opção mais potente. Com 95 cv e 15,3 mkgf de torque, tem autonomia de 408 km extraídos da bateria de 40,3 kWh. Em ambas as versões, o motor elétrico é montado na parte traseira do compacto de duas portas. Em medidas, o QQ Wujie Pro tem 3,40 metros de comprimento, 1,68 metro de altura e 1,55 m de largura. O entre-eixos mede 2,16 m e as rodas de liga leve são de 16 polegadas.
Tecnologia
Antes de falar do visual, vale citar a tecnologia utilizada pela marca chinesa. O compacto tem alimentação por um chip Qualcomm 6155 de terceira geração. Fabricado exclusivamente para carros, o equipamento permite visão panorâmica do entorno. O compacto, por exemplo, capta imagens 360º e 180º da parte dianteira e as combina com a ajuda do chip.
Tudo depende da bateria, inclusive a inclinação do assento do passageiro dianteiro (para facilitar a entrada de quem viaja atrás), o carregamento de celular (wireless) e a internet a bordo. Além disso, tem Bluetooth 5.0 para os quatro ocupantes, cluster digital, além de tela multimídia de 10,25 polegadas ou de 12,9″, a depender da versão.
Por fora e por dentro
No visual, o QQ Wujie Pro oferece ousadia. Abaixo do logotipo dianteiro, por exemplo, destaca-se o que pode se chamar de “grade falsa” e detalhes em laranja na base do para-choques. Da mesma forma, o conjunto ótico conta com apêndices de LEDs. A solução se repete na traseira, cujas lanternas invadem a tampa traseira e trazem LEDs. Entretanto, a marca não divulgou por ora o volume do porta-malas, que deve ser modesto.
Com linha de cintura alta e detalhes em “X” nas colunas traseiras, as laterais se destacam também pelas maçanetas retráteis. A solução veio dos carros maiores e mais sofisticados da marca. A Chery, como contamos, trouxe de volta o QQ em 2021. Na China, passou, então, a disputar o promissor mercado de elétricos pequenos com o Ice Cream, um concorrente direto do Wuling Hong Guang Mini EV. Resta aguardar se a Caoa Chery vai trazê-lo ao Brasil.