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Peugeot e-2008: SUV elétrico chega em breve ao Brasil em nova geração
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Peugeot e-2008: SUV elétrico chega em breve ao Brasil em nova geração

Peugeot confirma vinda do e-2008 e nova geração estreia nas próximas semanas; SUV elétrico tem potência de 136 cv e autonomia de 345 km

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

22 de out, 2022 · 5 minutos de leitura.

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Peugeot e-2008
Peugeot e-2008 deve chegar ao Brasil até o início de 2023 por cerca de R$ 300 mil
Crédito:Divulgação/Peugeot

Um ano após trazer o e-208 ao Brasil, a Peugeot prepara o lançamento do novo e-2008. O SUV elétrico estreou no começo de 2021 na Europa e, desde então, é cotado para vir ao País. O modelo desembarca por aqui nas próximas semanas e é mais uma peça no plano da Stellantis de estabelecer uma linha de carros alimentados por baterias. Quando chegar, o e-2008 deverá custar em torno de R$ 300 mil – menos que o novo Chevrolet Bolt.

O anúncio da vinda do SUV aconteceu no quarto episódio do programa “Minuto Peugeot”, que mostra a eletrificação na montadora francesa. No último segundo, surge o nome e-2008. Por ora, é a única informação revelada. Mas o Peugeot e-2008 deverá seguir a mesma linha visual das versões a combustão. No entanto, deve ter um aumento de peso em torno de 300 kg, por causa do pacote de baterias. Assim, tem 1.548 kg em ordem de marcha.

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Peugeot 2008
Nova geração do Peugeot 2008 estreou em 2019 – Divulgação/Peugeot

Visual moderno

Em relação ao visual, espera-se que o SUV herde muitas características do e-208. Na dianteira, por exemplo, o modelo virá com acabamentos cromados e as famosas presas do leão, que tem função de luzes diurnas. No entanto, deve ganhar retoques para deixar o visual mais parrudo. Na traseira, as lanternas ficam em posição elevada e mantém as três linhas divisórias, bem como são conectadas por uma faixa preto brilhante com o nome Peugeot.

Por dentro, o e-2008 promete mais espaçoso, principalmente, nos bancos traseiros. Em contrapartida, é possível que perca espaço no porta-malas. Afinal, ganha um pacote de baterias adicional. Na Europa, o compartimento tem capacidade de 405 litros.


Divulgação/Peugeot

E o motor?

Em relação ao desempenho, espera-se que o SUV elétrico tenha o mesmo motor do e-208. Assim como a bateria de 50 kWh que fica sob o assoalho. Com esse conjunto, o e-2008 será capaz de entregar 136 cv de potência e 26,5 mkgf de torque. Além disso, promete alcançar autonomia de 345 km no ciclo WLTP, com uma carga completa.



Peugeot e-208 mais potente

No começo de outubro, a Peugeot anunciou uma evolução no e-208. A partir de 2023, o hatch elétrico vai utilizar o mesmo conjunto elétrico do seu irmão maior, o e-308. Com isso, ganhará 15% de desempenho e 10,5% de autonomia. De acordo com a montadora, a potência vai passar dos atuais 136 cv para 156 cv. Por sua vez, o torque permanecerá com 26,5 mkgf. Já o alcance com a carga completa subirá de 362 km para 400 km no ciclo europeu.


Peugeot e-208
Divulgação/Peugeot

Esse aumento acontece graças à nova geração de baterias. No entanto, ao contrário do e-308, que possui um pacote com capacidade de 54 kWh, o hatch vem com 50 kWh. O novo Peugeot e-208 vai estrear em breve na Europa. Ele é uma das estrelas da marca no Salão de Paris. No Brasil, o modelo está disponível na versão GT com preço de R$ 264.675. Embora não haja previsão de quando a atualização chegará por aqui, espera-se que seja em 2023.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.