A poucos dias do fim de outubro, a disputa pela liderança do mercado brasileiro mudou de mãos. O Chevrolet Tracker deve liderar os emplacamentos neste mês, conforme mostram os números preliminares da Fenabrave, associação dos concessionários do País. O SUV aparece na 1ª posição do ranking com quase 600 unidades à frente da Fiat Strada, que lidera o mercado no acumulado de 2022. Respectivamente, são 7.260 unidades contra 6.665 emplacamentos.
Fora do pódio
Na 3ª posição está o Chevrolet Onix, com 6.524 unidades, seguido pelo sedã Onix Plus. Assim, a General Motors mostra força após um ano e meio sofrendo com a falta de chips eletrônicos. Daí em diante, a lista apresenta mudanças. O Fiat Argo subiu duas posições (está em 5º) e o Fiat Mobi caiu para 6º. Já Renault Kwid, Hyundai Creta e Jeep Compass continuam enfileirados, porém, cada um recuou duas posições. Assim, ocupam o 7º, 8º e 9º lugares.
O “top 10” tem ainda o Volkswagen T-Cross, que caiu. Afinal, em setembro, o SUV foi o 8º. Por falar em VW, tem mais: se o Gol despencou há um mês, agora deve começar a sumir da lista. O hatch – que recentemente desbancou a Strada, mesmo próximo da aposentadoria – sequer aparece na lista dos 15 mais vendidos – o Voyage é o 15º com 3.323 unidades.
Essa queda do veterano hatch da Volkswagen, portanto, abre caminho para a guinada da Toyota Hilux. A única picape média da lista aparece na 14ª posição. Por fim, a situação ficou ruim para o HB20, que caiu dez posições. Com a recente paralisação na fábrica de Piracicaba (SP) por falta de chips, o compacto foi da vice-liderança para o 12º lugar. Desse modo, tem apenas três dias para reverter essa situação e galgar algumas posições no ranking.
Confira, abaixo, a lista dos 15 mais vendidos até agora:
1º) Chevrolet Tracker – 7.260
2º) Fiat Strada – 6.665
3º) Chevrolet Onix – 6.524
4º) Chevrolet Onix Plus – 6.066
5º) Fiat Argo – 5.725
6º) Fiat Mobi – 5.565
7º) Renault Kwid – 4.333
8º) Hyundai Creta – 4.182
9º) Jeep Compass – 3.865
10º) Volkswagen T-Cross – 3.735
11º) Volkswagen Saveiro – 3.715
12º) Hyundai HB20 – 3.704
13º) Fiat Pulse – 3.504
14º) Toyota Hilux – 3.494
14º) Volkswagen Voyage – 3.323
Mais sobre a GM
A maré virou a favor da GM. A fabricante foi a que mais vendeu carros no Brasil em setembro. No mês passado, emplacou 26.886 automóveis e, desse modo, conquistou 18,8% de participação de mercado. Assim, conseguiu mais de 4.000 unidades à frente da segunda colocada, a Fiat, que pertence ao grupo Stellantis.
A crise dos semicondutores está mais controlada que no ano passado. Ainda assim, pequenos gargalos vem obrigando as marcas a realizarem modificações na produção de seus veículos. O próprio Tracker, por exemplo, passou a ser fabricado também na Argentina para dar conta do recado. Mais precisamente, na província de Santa Fé. De acordo com a GM, o objetivo é complementar a produção da fábrica de São Caetano do Sul, no ABC paulista.
Por lá, a GM acaba de transferir a produção da linha Joy (antigo Onix) para Bogotá, na Colômbia. Já fora de linha no Brasil, era apenas exportado. Desse modo, dará espaço extra para a fabricação do Tracker. Isso explica porque o SUV (que parte de R$ 118.490) vai bem nas vendas. Ou seja, a espera menor reconquistou a clientela. Cabe salientar que a planta do ABC paulista, em breve, passará a fazer também a nova Montana.