A Honda lançou na Indonésia a nova geração do WR-V, porém, o crossover de entrada da marca japonesa renasce bem diferente da versão derivada do Fit que foi produzida e vendida no Brasil. Para começar, o novo WR-V surge sobre a plataforma menor do hatch Brio e do sedã Amaze, ambos à venda somente na Ásia. A dupla chegou a ser cotada aqui, mas não veio e, atualmente, a Honda mudou de estratégia e vai investir em segmentos superiores.
Por isso, são pequenas as chances deste novo WR-V chegar ao mercado brasileiro. Afinal, o HR-V faz parte do plano da Honda de contar com modelos de maior valor agregado. A japonesa inclusive anunciou os próximos quatro lançamentos no Brasil: novos Civic e CR-V híbridos, o esportivo Civic Type-R e o inédito SUV médio ZR-V.
De toda forma, caso venha um dia ao Brasil, a nova geração do WR-V terá as tecnologias da linha City e do novo HR-V. O SUV compacto estreia na Indonésia com o pacote Sensing, que reúne assistentes semiautônomos de condução.
Quanto às dimensões, o novo WR-V não muda muito em relação ao anterior. São 4,06 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,61 m de altura e 2,49 m de entre-eixos. Assim, é um pouco menor que o Fiat Pulse, por exemplo. Já o porta-malas tem 380 litros no padrão VDA, volume próximo de SUVs como Jeep Renegade, VW T-Cross e mesmo o New HR-V.
Visual
Na estética, o novo WR-V tem os faróis iluminados com LEDs e a grade estilizada com friso cromado na parte superior. Nas laterais, as caixas de rodas – de 16″ ou 17″ – são pronunciadas e dão robustez, assim como as colunas traseiras mais largas que escondem as maçanetas das portas, tal como no HR-V. A altura em relação ao solo é de 22 centímetros. No mais, as lanternas também são de LEDs, há rack de teto nas versões mais caras, além de um pequeno aerofólio.
Na lista de equipamentos, o novo WR-V terá com até 6 airbags e assistentes de condução como alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência e assistente de permanência em faixa. Da mesma forma, tem controle de velocidade adaptativo e farol alto automático.
Por dentro, o painel tem volante multifuncional, ar-condicionado automático e central multimídia. O acabamento surpreende com partes revestidas com couro e tecido. Já na mecânica, o novo Honda WR-V virá com o motor 1.5 de injeção direta, que gera 121 cavalos e 14,8 mkgf a 4.300 rpm, e o câmbio automático CVT. Ou seja, o mesmo conjunto da linha City e do HR-V feitos em Itirapina (SP). Esta será a mecânica do modelo, caso venha ao Brasil.