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Volkswagen vai lançar novo SUV elétrico popular, veja quanto deve custar
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Volkswagen vai lançar novo SUV elétrico popular, veja quanto deve custar

Novo SUV elétrico da Volkswagen terá base no ID.3 e deve estrear antes de 2026; marca confirma outros dois modelos na faixa de 20 mil euros

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

28 de out, 2022 · 5 minutos de leitura.

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Volkswagen carros elétricos
Novo SUV compacto e 100% elétrico da VW será baseado no hatch ID.3
Crédito:KRPIX/Jornal do Carro

Em breve, a Volkswagen vai expandir a gama de carros elétricos da família ID. A montadora alemã confirmou que está desenvolvendo um novo SUV baseado no hatch ID.3, bem como um modelo de baixo custo, que será o seu elétrico de entrada. A confirmação veio do CEO da empresa, Thomas Schäfer, em entrevista à publicação Autocar. De acordo com o executivo, o segmento de SUVs compactos movidos a baterias é um dos mais promissores.

De início, a previsão é de que o novo modelo chegue ao mercado antes de 2026. No entanto, mesmo com base no ID.3, o CEO promete que o veículo será completamente diferente. Sobretudo no posicionamento de preços. “A empresa está trabalhando duro para desenvolver um SUV compacto adicional baseado no ID 3 para que possamos também lançar um produto Volkswagen neste segmento de veículos de rápido crescimento”, disse Thomas.

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Cabe dizer que, atualmente, o ID.4 é o SUV elétrico com as menores dimensões da marca alemã. Ele mede 4,58 metros de comprimento. E compartilha a mesma plataforma MEB com o hatch ID.3, que tem 4,26 m. Dessa forma, a arquitetura abre espaço para a VW trabalhar um modelo inédito, que pode surgir como um crossover compacto. Quando estrear, poderá competir em vendas, por exemplo, com o novo Bolt EUV, que virá ao Brasil em 2023.



Aumento de portfólio

Além do novo SUV compacto, a Volkswagen também planeja lançar mais dois modelos elétricos de entrada. De acordo com as informações, o mais básico deve partir de 20 mil euros, algo em torno de R$ 106 mil na conversão direta. Nas palavras de Thomas, a fabricante está trabalhando em “um carro pequeno e uma variante esportiva de crossover”. Assim, em comparação, eles serão semelhantes ao VW polo e ao SUV T-Cross com motor a combustão.

VW Polo TSI 2023
© 2022 Luís França – www.luisfranca.net – Direitos reservados.

Estes três modelos fazem parte da nova estratégia da VW, que consiste em lançar 10 novos EVs até 2026. Isso inclui a renovação dos veículos atuais. Dessa forma, Schäfer confirmou que a Volkswagen terá o mais amplo portfólio elétrico da indústria automotiva. “Desde o carro elétrico básico com um preço-alvo inferior a 25.000 euros até o Volkswagen ID. Buzz e o novo carro-chefe Volkswagen ID. Aero, teremos a linha certa em cada segmento”, resumiu.

Nova plataforma?

Todos os modelos elétricos da VW são desenvolvidos sob a plataforma MEB. Segundo o CEO, essa arquitetura continua a fazer “avanços significativos, por exemplo, em termos de alcance, desempenho e características úteis”. Inclusive, continuará a ser a base dos próximos lançamentos da montadora alemã até a segunda metade da década.

Volkswagen ID carros elétricos e híbridos
Volkswagen/Divulgação

No entanto, depois disso, a arquitetura MEB será substituída por uma nova base chamada SSP (plataforma de sistemas escaláveis). Esta será mais moderna e avançada e, portanto, fará parte de todos os modelos de volume da fabricante no futuro. Schäfer encerra falando que a Volkswagen está “derrubando velhos hábitos” em relação à linha de produtos.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.