Após um breve período de pré-venda, o BYD Song Plus está no Brasil. O SUV é o primeiro híbrido da marca chinesa no País – até agora, a BYD tinha apenas carros elétricos disponíveis. No entanto, a surpresa ficou por conta da revelação do Yuan Plus EV, novo SUV médio elétrico que estreou há poucos meses na China. O modelo desembarca por aqui para ser um dos SUVs a baterias mais acessíveis. O preço (ainda salgado) de R$ 269.990 o deixa próximo de modelos como, por exemplo, Chevrolet Bolt, Nissan Leaf e o recém-lançado Peugeot e-2008.
Curiosamente, esse valor é o mesmo do Song Plus, que também custa R$ 269.990. Mas, além de ser elétrico e sem emissões, o Yuan é o primeiro veículo construído sobre a plataforma 3.0 da BYD. Assim, tem arquitetura mais moderna que os elétricos Han EV e Tan EV. Em relação à mecânica, o novo SUV tem um motor de 204 cv de potência e 31,6 mkgf de torque, e acelera de zero a 100 km/h em 7,3 segundos. Já a velocidade máxima é limitada em 160 km/h. Conforme antecipamos nos últimos dias, o Yuan EV desembarca no início de dezembro.
De acordo com a marca, o Yuan Plus utiliza as baterias Blade, com lâminas mais leves, menores e mais resistentes. O conjunto tem capacidade de 60 kWh. Portanto, entrega autonomia total de 458 km com carga completa. Assim, supera o Peugeot e-2008, concorrente direto que roda até 345 km. No mais, o SUV chinês consegue recuperar até 80% de carga em cerca de 30 minutos, quando conectado em um carregador com potência de 80 kW.
SUV moderno
No visual, o Yuan EV é sofisticado e moderno. Segundo a BYD, o desenho remete a um dragão, criatura que é símbolo da cultura chinesa. Por isso, tem iluminação Full LEDs. Os faróis são estreitos e descem em diagonal até se conectarem à grade, como no Nissan Kicks. A carroceria é cheia de vincos, mas bojuda. Na traseira, as lanternas em peça única vão de ponta a ponta. E molduras prateadas nas colunas traseiras que imitam as escamas do dragão. As rodas de liga leve são de 18 polegadas e há cromados por todos os lados da carroceria.
Como adiantado pelo Jornal do Carro, o novo SUV elétrico da BYD tem 4,45 m de comprimento, 1,61 m de altura, 1,87 m de largura e 2,72 m de entre-eixos. Com essas medidas, tem porte semelhante ao de Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. O porta-malas, por sua vez, tem 440 litros de volume. Quando chegar ao Brasil, o Yuan terá cinco opções de cores metálicas, com opção de vermelho, azul, cinza, verde e branco. Nenhuma delas terá custo extra.
Central rotativa
Mas o destaque do novo SUV é o interior. A cabine tem design futurista e acabamento sofisticado. A multimídia rotativa de 12,8 polegadas é um elemento marcante. Outro item é o quadro de instrumentos digital, que tem uma pequena tela flutuante atrás do volante. No mais, há detalhes interessantes como os alto falantes com cordas que imitam o visual de uma guitarra e as maçanetas redondas. Além disso, o Yuan EV tem teto solar panorâmico.
Em relação à segurança, o SUV vem muito bem equipado e terá recursos avançados de assistência à condução. O pacote reúne, por exemplo, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), frenagem automática de emergência, do farol alto adaptativo, assistente de estacionamento, assistente de permanência e saída de faixa, entre outros sistemas semiautônomos. Com tudo isso, o Yuan EV custa praticamente o mesmo que o Jeep Compass Trailhawk 4×4 com motor 2.0 turbo diesel e todos os opcionais (R$ 268.420). É quase a metade do preço do SUV de 7 lugares Tan EV.